CUPS (Sistema Comum de Impressão Unix) é um gerenciador de impressão para sistemas tipo *nix, ou seja, um ambiente de sistemas operacionais de software Livre / open source inspirado pelo Unix.
seu desenvolvimento se deu com o protocolo LDP, que permite que trabalhos de impressão sejam impressos através da rede utilizando TCP/IP. O protocolo LDP foi ficando ultrapassado, lento e incompatível com padrões de alguns fabricantes.
Logo o gerenciador de impressão CUPS aderiu o IPP (Internet Printing Protocol) e foi adotado pela maiorias das distribuições Linux como gerenciador de impressão padrão.
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/CUPS-Gerenciador-de-impressoes
a) O protocolo IPP (Internet Printing Protocol) e LDP(Line Printer Daemon protocol) são protocolos fechados desenvolvidos pela HP em conjunto com a Epson para a interoperabilidade das impressoras dentro do ambiente corporativo.
IMPRESSORAS NÂO PRECISAM TER INTEROPERABILIDADE UMA COM AS OUTRAS.
b)O CUPS é um sistema de controle de impressão que não possui nenhum protocolo de comunicação compatível com ambientes Linux.
CUPS é o sistema de impressão do LINUX
c) O CUPS é um sistema de controle de impressão desenvolvido pela GNU que suporta apenas impressoras usb locais via protocolos LDP (Line Printer Daemon protocol).
Não CUPS suporta vários interfaces de impressoras:
- USB
- PORTA PARALELA
- Ethernet
d) O CUPS é um sistema de controle de impressão que suporta protocolos de impressão remotos tais como o LDP (Line Printer Daemon protocol) e o IPP (Internet Printing Protocol) nativamente e é o sistema padrão de distribuições Linux, tais como a UBUNTU.
GABARITO
e) O protocolo IPP (Internet Printing Protocol) é um protocolo da camada 7 do modelo OSI e, portanto, não é implementado em impressoras que só possuem conexão USB.
Essa alternativa na hora da prova!? Levanta a dúvida. Bom o protocolo IPP pode ser considerado um subprotocolo do HTTP, pois ele utiliza o HTTP para transporte.
https://tools.ietf.org/html/rfc2910