SóProvas


ID
1895494
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acerca da história política e econômica de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A cidade de Goiânia, atual capital do estado de Goiás, foi formada a partir das transformações políticas que marcaram a história do nosso país na década de 1930. Contudo, o projeto de mudança da capital goiana já era discutido anteriormente. Isso porque a Cidade de Goiás, primeira capital goiana, criada no século XVIII, havia sido fundada em razão da atividade aurífera naquela época. Após o período do ouro, essa justificativa não mais valia e as cidades envolvidas com a criação de gado e o desenvolvimento da agricultura, mais alocadas ao sul, passaram a ter maior importância para Goiás.

  •  

    A transferência da capital, realizada na década de 1930, representou, entre outros aspectos, uma ruptura nas relações de poder no estado e uma nova tendência econômica.

    gab E

  • Pedro Ludovico quis mudar a capital para longe do poder dos coronéis. 

  • Jerônimo Coimbra Bueno(1947-1960) foi o primeiro governador goiano eleito pelo voto universal direto em Goiás.

  • LETRA E

     

    a) ERRADO -  23 DE NOVEMBRO DE 1930PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA FOI CONFIRMADO (NOMEADOPOR GETÚLIO VARGAS COMO INTERVENTOR FEDERAL EM GOIÁS (SEM ELEIÇÃO) | FOI ELEITO 1951/54 (VOTO DIRETO) = GOVERNADOR DE GOIÁS 

     

    COREÇÃO COMENTÁRIO ABAIXO

    Jerônimo Coimbra Bueno (ELEITO: 1947-1950): Foi o primeiro governador goiano eleito pelo voto universal (masculino e feminino) direto em Goiás.

     

     

  • PMGO GAB E

  • Legisladores sustentaram, por algum tempo, a idéia da mudança. A 1º de junho de 1891, os constituintes goianos oficializaram a idéia da transferência da Capital, no texto constitucional, ratificando-a na reforma de 1898, como na de 1918. A primeira Constituição Republicana, em seu texto definitivo, previa em seu art.5º: “A Cidade de Goiás continuará a ser a Capital do Estado, enquanto outra cousa não deliberar o Congresso”. Vagamente abordada até 1930, a idéia mudancista só se firmou no governo de Pedro Ludovico que tomou a decisão de fazer a transferência para local mais apropriado. 


    Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/goias/goiania.pdf

  • A transferência da capital, realizada na década de 1930, representou, entre outros aspectos, uma ruptura nas relações de poder no estado e uma nova tendência econômica.

    gb e

    pmgo

  • Letra E.

    a) Errado. Pedro Ludovico Teixeira não foi eleito, foi indicado interventor de Goiás por Getúlio Vargas.

    b) Errado. Nessa constituição, não havia previsão de transferência da capital estadual, inclusive, em seu art. 5º, havia uma determinação de que a capital deveria ser mantida na Cidade de Goiás.

    c) Errado. Desde a Constituição Federal de 1934, já se permitia a participação de candidatas do sexo feminino.

    d) Errado. O desmembramento de Tocantins do antigo território goiano remonta o final do século XVIII e o início do século XIX. 

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • GB e

    pc-go

  • GB e

    pc-go

  • LETRA E

     

    a) ERRADO -  23 DE NOVEMBRO DE 1930PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA FOI CONFIRMADO (NOMEADOPOR GETÚLIO VARGAS COMO INTERVENTOR FEDERAL EM GOIÁS (SEM ELEIÇÃO) | FOI ELEITO 1951/54 (VOTO DIRETO) = GOVERNADOR DE GOIÁS 

     

    Jerônimo Coimbra Bueno (ELEITO: 1947-1950): Foi o primeiro governador goiano eleito pelo voto universal (masculino e feminino) direto em Goiás.