-
Letra A:
trata-se do conceito de bossa.
----------------
Letra B:
Trata-se do conceito de rubefação.
--------------
Letra C:
Tripla reação de Lewis está diretamente relacionada com os edemas.
-------------
Letra D:
Correto.
---------------
Letra E:
É característica das feridas cortantes, incisas,
-
As lesões contusas deixam marcas de esquimoses, que são as manchas roxas- dependem do instrumento e do grau de violência com que foi aplicado,
1º dia- mancha cor Vermelho-escuro
2º ao 3º dia- mancha cor violeta
4º ao 6º dia- mancha azulada
7º ao 10º dia- mancha verde-escura
11º ao 12º dia- mancha verde-amarelada
13º ao 17º dia- mancha amarelada
18º 21º dia- mancha desaparece
Desta forma, na maioria das vezes, as lesões não são permanentes.
-
Escoriação: quando o atrito do deslizamento lesa a superfície da pele
Equimose: quando há rompimento de vasos e derrame sanguíneo infiltrando os tecidos.
Bossas e hematomas: quando o derrame sanguíneo não encontra condições de se difundir e forma coleções localizadas
Rubefação: bofetada
-
Enquanto na ESCORIAÇÃO haverá a cura e regeneração da lesão, nas FERIDAS haverá cicatrização.
-
GABARITO D
A escoriação é o arrancamento parcial ou total da epiderme, expondo a derme. O processo de resolução acontece por reepitelização e não cicatrização, não deixando assim marcas.
-
POderia cair na minha prova ....
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) ERRADO. Essa é a definição de bossa, e não de edema traumático. O edema traumático é o acúmulo de líquido no espaço intersticial e é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, causado por uma ação traumática, mais comumente a torção, percussão e pressão.
B) ERRADO. Essa é a definição de rubefação, ou eritema traumático. Bossa linfática é o extravasamento de linfa por lesão dos vasos linfáticos.
C) ERRADO. O conceito de tripla reação de Lewis está diretamente relacionado com a ocorrência da tumefação e da rubefação, e não da bossa linfática. Ambas fazem parte da tríplice reação de Lewis, que consta de hiperemia do ponto de impacto, extensão da hiperemia para pequena área ao redor e, depois, palidez da zona central causada por edema.
D) CERTO. A escoriação acontece com o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme. Como só ocorre arrancamento da epiderme, ocorre regeneração da área lesada por reepitelização. Assim, a escoriação não cicatriza, não deixa marcas. Genival V. de França comenta, ainda, que a escoriação que deixa cicatriz não é escoriação.
E) ERRADO. A cauda de escoriação é característica das feridas cortantes, e não das contusas. O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semicerra condicionada pelo braço do agressor, ou pela curvatura da região atingida, deixa, no final do ferimento, e apenas na epiderme, a cauda de escoriação.
Gabarito do professor: Alternativa D.
-
Escoriação: É o arrancamento traumático da epiderme, camada mais superficial da pele, pelo deslizamento do agente contundente que atua tangencialmente, isto é, de raspão. No indivíduo vivo forma-se crosta parda avermelhada na zona escoriada. A cicatriz de cor rósea esbranquiçada chamada marca de escoriação desaparece com o passar do tempo.
-
B) A bossa linfática é constituída de hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, é fugaz e, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer. ERRADA!
Esse é o conceito de tumefação.
Tumefação à é aquela palidez com elevação da pele (inchaço) no local atingido com hiperemia ao redor. É um trauma mais intenso que a rubefação.
D) A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos. É A MENOS ERRADA, MAS CERTA NÃO ESTÁ. CABERIA RECURSO!
Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por re-epitelização. Há o restitutio ad integrum, segundo França.
É aquela coisa, não se comemora acertar questões como essa, mas sim por saber que está entendendo o assunto.
-
ESCORIAÇÃO - tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.
Escoriação que deixa cicatriz não é escoriação. O único vestígio de recenticidade é uma mancha rósea, descorada, que desaparece com poucos dias.
Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas.
APENAS A ESCORIAÇÃO É UMA LESÃO ABERTA, OU SEJA, O "RALADO" SAI SANGUE.
-
TRÍPLICE REAÇÃO DE LEWIS:
1º MOMENTO Ocorre a HIPEREMIA, que é o aumento da quantidade de sangue circulante em um determinado local, do ponto de impacto.
2º MOMENTO Ocorre a EXTENSÃO DA HIPEREMIA
3º MOMENTO Após, ocorre PALIDEZ DA ZONA CENTRAL CAUSADA POR EDEMA, que é o acúmulo anormal de líquidos no espaço intersticial - espaço localizado entre os vasos e as células dos tecidos.
-
Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Arrancamento traumático parcial/total da epiderme e o desnudamento/exposição da derme, mas não deixa cicatriz, pois não ultrapassa a derme. REGENERA COM CURA. DIFERE DE FERIDA.
OBS: PODE OCORRER EM CADÁVER, mas não haverá formação de CROSTA (extravasamento de líquido).
-
macete:
esCoriação => Com Cura
ferida => sem cura
-
GABA: D
A) O edema traumático corresponde a uma coleção sanguínea ou serosa sobre um plano ósseo superficial.
- Bossa
- Bossa é um hematoma no qual o derramamento sanguíneo se apresenta sempre sobre um plano ósseo, impedindo a difusão de sangue nas malhas dos tecidos e formando saliência bem pronunciada. O derramamento pode ser de sangue OU de líquido.
- Q233262. A lesão muito comum e vulgarmente conhecida como galo, na literatura médico legal, recebe a denominação de: R: Bossa sanguínea
B) A bossa linfática é constituída de hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, é fugaz e, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer.
- Eritema (vermelhidão), causada por uma rubefação
- Q1161111. A congestão repentina e momentânea da uma região do corpo atingida pelo trauma é chamada de: R: Rubefação
C) O conceito de tripla reação de Lewis está diretamente relacionado com a ocorrência de uma lesão contusa, em especial a bossa linfática.
- edema traumático
- Q517670. A tripla reação de Lewis é um processo fisiológico relacionado a uma lesão contusa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta essa lesão. R: edema traumático
- a tríplice reação de Lewis consiste no aparecimento, na pele excitada, do eritema inicial (1. ª fase), eritema reflexo ou secundário (2. ª fase) e pápula (3. ª fase).
D) A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos.
- A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.
- A escoriação" in vitam" caracteriza-se pelo arrancamento da epiderme, desnudamento de derme, coagulação da linfa e formação da crosta. Presença de crosta é sinal indiscutível de reação vital."
- Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida.
- A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.
- Quanto à tonalidade e evolução, em 24 horas seca e forma crosta.
- Nas escoriações post mortem, não há formação de crosta.
- demora mais ou menos 20 a 30 dias para regenerar totalmente
- Q253126. As lesões contusas superficiais ocorrem somente quando geradas em corpos com vida. A exceção a essa regra é: R: a escoriação.
E) A cauda de escoriação é uma característica importante das feridas contusas.
- feridas incisas
- Q483324. A cauda de escoriação é uma característica das feridas incisas e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão.
- Q253128. Uma lesão que exibe bordas e vertentes regulares que se coaptam perfeitamente; que apresenta margens sem escoriações ou equimoses e fundos sem trabéculas, é denominada: R: Ferida incisa