-
espostejamento - cortar em postas ( diversas partes)
esquartejamento - cortar em quatro pedaços (cabeça, tronco, membros superiores e inferiores)
-
Vamos indicar a resposta para ajudar quem esgota o limite.
-
Resposta correta: ( letra a ) espostejamento.
-
Esgorjamento - São lesões incisas, de profundidade variável, situando-se na face anterior ou antero – lateral do pescoço, entre a laringe e o osso hióide, ou sobre a laringe, raramente acima ou abaixo desses limites. Pode ser única ou múltipla, e a profundidade da lesão é variável, detendo-se, em geral, na laringe, dependendo da intensidade do uso do instrumento, alcançando a coluna cervical.
Evisceração é a lesão que ocorre extrusão de vísceras. Isso ocorre quando um segmento do intestino ou outro orgão abdominal sai através de um ferimento/abertura e fica fora da cavidade abdominal.
Amputação traumática é a retirada acidental de parte do corpo, que pode ser um dedo, um braço ou uma perna. Comum em fábricas, fazendas e em acidentes de automóveis.
-
espostejamento: O mesmo que esquartejamento, é a divisão em partes menores das que ocorre no esquartejamento.
assim como : acidentes aéreos ou ferroviários denomina-se espostejamento. (também)
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) CERTO. Essa é exatamente a definição de espostejamento.
B) ERRADO. A evisceração é a lesão que ocorre com extrusão de vísceras, ou seja, quando um segmento do intestino ou outro órgão abdominal sai através de um ferimento/abertura e fica fora da cavidade abdominal.
C) ERRADO. Amputação traumática é a retirada acidental de parte do corpo.
D) ERRADO. Esquartejamento é o ato de dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação, quase sempre como modalidade de o autor livrar-se criminosamente do cadáver ou impedir sua identificação. Cuidado para não confundir com espostejamento!
E) ERRADO. O esgorjamento se caracteriza por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia.
Gabarito do professor: Alternativa A.