- 
                                GABARITO: B   
- 
                                Gab. B   A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro.   Ligará Senador Canedo (GO), a Belém (PA), conectando-se, a sul, em Anápolis (GO), com a Ferrovia Centro-Atlântica, e, a norte, em Açailândia(MA), com a Estrada de Ferro Carajás.    Trecho em operação   O trecho de 720 quilômetros entre Porto Nacional e Açailândia, no Maranhão, operado pela VLI (que tem entre os sócios a mineradora Vale, o fundo canadense Brookfield, o conglomerado japonês Mitsui e o fundo de investimento do FGTS), possibilita uma economia de 8% no transporte de grãos até o Porto do Itaqui (São Luís), comparado ao uso de caminhões. O trecho transporta, principalmente, soja (55%), celulose (25%) e combustíveis (10%).    A carga principal da Ferrovia Norte Sul é a soja, embarcada em Porto Franco-MA e em Colinas do Tocantins-TO, entretanto também já transporta celulose para a Suzano, de Imperatriz (Maranhão) até Porto do Itaqui bem como combustível de São Luís até o terminal em Porto Nacional, com previsão de transportar álcool do Tocantins para o porto de Itaqui.   Fonte Winkipédia 
- 
                                GABARITO B PMGO. 
- 
                                GAB: B Entre os objetivos da ferrovia Norte-Sul, está o de induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro, além de favorecer a multimodalidade de transportes no País.   A construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Dessa forma, o traçado original está construído e em operação. O projeto de ampliação da ferrovia ocorreu muito depois do início da construção. A Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, incorporou um trecho mais ao norte, Açailândia (MA) – Barcarena (PA), ao projeto do traçado inicialmente projetado. Em 2008, a Lei nº 1.772 estendeu mais uma vez o traçado da ferrovia até a cidade paulista de Panorama. Ainda para atender à crescente demanda por transporte de cargas, a VALEC concluiu, em 2015, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA para mais dois trechos complementares à Norte-Sul, sendo entre Panorama (SP) e Chapecó (SC) e entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS).    Objetivos - FNS -Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor; -Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro; -Favorecer a multimodalidade; -Conectar a malha ferroviária brasileira; -Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade; -Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização.    Benefícios - FNS -Reduzir os custos de comercialização no mercado interno -Reduzir os custos de transportes -Reduzir a emissão de poluentes -Reduzir o número de acidentes em estradas -Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária; -Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior; -Incentivar os investimentos, a modernização e a produção agrícola; -Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional.     GOSTOU? CURTE E ME SIGA.  
- 
                                Objetivos - FNS -Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor; -Induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro; -Favorecer a multimodalidade; -Conectar a malha ferroviária brasileira; -Promover uma logística exportadora competitiva, de modo a possibilitar o acesso a portos de grande capacidade; -Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção, induzir processos produtivos modernos e promover a industrialização. Benefícios - FNS -Reduzir os custos de comercialização no mercado interno -Reduzir os custos de transportes -Reduzir a emissão de poluentes -Reduzir o número de acidentes em estradas -Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária; -Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior; -Incentivar os investimentos, a modernização e a produção agrícola; -Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional. 
- 
                                GABARITO : B  de Banana ou de beautiful