-
Nos ossos planos, a disposição das substâncias ósseas é diferente. Existe uma lâmina externa e outra interna de substância óssea compacta, envolvendo uma camada de substância óssea esponjosa, que nos ossos planos do crânio é denominada díploe.
A substância compacta é uma estrutura sólida, “sem" espaços internos. Ela dá contorno ao osso, constituindo sua porção externa ou lâmina cortical. Por ser compacta é menos elástica que a porção interna do osso. Esta é formada pela substância esponjosa ou trabecular, mais elástica. É um emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea.
A rigor, a medula óssea amarela já não produz células sanguíneas nos indivíduos adultos. Essa função fica restrita apenas a alguns ossos que apresentam medula vermelha. Nos recém-nascidos, a maioria dos ossos é preenchida por grande quantidade de medula vermelha.
A cartilagem é encontrada principalmente na região articular, uma delgada camada de cartilagem hialina que reveste um osso no local em que se articula com outro osso.
Os tecidos adiposo e fibroso não faz parte do sistema ósseo.
Portanto a resposta correta é letra B já que a substância esponjosa é constituída de emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea vermelha.
Gabarito da Banca: Letra A
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
http://www.ict.unesp.br/disciplina/anatomia/CAP-02...
-
Gabarito Letra: A
Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta. Nos ossos da CALVÁRIA, a substância esponjosa é chamada de DÍPLOE. Os ossos curtos são formados por osso esponjoso revestido por osso compacto, como nas epífises dos ossos longos.
-
Isso ta certo??? Díploe não é osso esponjoso?
-
Bom dia!
Objetivando ajudar àqueles que não possuem "assinatura" ainda.
Comentário do professor:
Nos ossos planos, a disposição das substâncias ósseas é diferente. Existe uma lâmina externa e outra interna de substância óssea compacta, envolvendo uma camada de substância óssea esponjosa, que nos ossos planos do crânio é denominada díploe. A substância compacta é uma estrutura sólida, “sem" espaços internos. Ela dá contorno ao osso, constituindo sua porção externa ou lâmina cortical. Por ser compacta é menos elástica que a porção interna do osso. Esta é formada pela substância esponjosa ou trabecular, mais elástica. É um emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea.
A rigor, a medula óssea amarela já não produz células sanguíneas nos indivíduos adultos. Essa função fica restrita apenas a alguns ossos que apresentam medula vermelha. Nos recém-nascidos, a maioria dos ossos é preenchida por grande quantidade de medula vermelha. A cartilagem é encontrada principalmente na região articular, uma delgada camada de cartilagem hialina que reveste um osso no local em que se articula com outro osso. Os tecidos adiposo e fibroso não faz parte do sistema ósseo.
Portanto a resposta correta é letra B já que a substância esponjosa é constituída de emaranhado de trabéculas ou espículas ósseas, com pequenos espaços ou cavidades entre elas, preenchidos por medula óssea vermelha.
Gabarito da Banca: Letra A
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
-
O estudo microscópico do tecido ósseo distingue a substância óssea compacta e a substância óssea esponjosa.
Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substância óssea, eles dispõem-se diferentemente conforme o tipo considerado e o seu aspecto macroscópico também difere.
Na substância óssea compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto.
Por esta razão, este tipo é mais denso e duro.
Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de
forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhança do canal medular, contém medula.
As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.
Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto.
Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta.
Nos ossos da CALVÁRIA, a substância esponjosa é chamada de DÍPLOE.