SóProvas


ID
1896163
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“As desigualdades que presidem o processo de desenvolvimento do País têm sido uma de suas particularidades históricas. O ‘moderno’ se constrói por meio do ‘arcaico’, recriando elementos de nossa herança histórica colonial e patrimonialista, ao atualizar marcas persistentes e, ao mesmo tempo, transformá-las, no contexto de mundialização do capital sob a hegemonia financeira.”

(Iamamoto, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007).

Com base nas reflexões da referida autora sobre a questão social, analise as afirmativas a seguir:

I - A questão social é indissociável da sociedade capitalista e, particularmente, das configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado na expansão monopolista do capital.

II – A gênese da questão social na sociedade burguesa deriva do caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos.

III – A questão social condensa o conjunto das desigualdades e lutas sociais, produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais, alcançando plenitude de suas expressões e matizes em tempo de capital fetiche.

IV – A análise da questão social deve estar envolta de um discurso genérico, que a redunda em uma visão unívoca da questão social, segmentada da dinâmica conjuntural e da vida dos sujeitos sociais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - A questão social é indissociável da sociedade capitalista e, particularmente, das configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado na expansão monopolista do capital. (CORRETA) - p.156

    II – A gênese da questão social na sociedade burguesa deriva do caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos. (CORRETA) - p. 156

    III – A questão social condensa o conjunto das desigualdades e lutas sociais, produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais, alcançando plenitude de suas expressões e matizes em tempo de capital fetiche. (CORRETA) - p. 156

    IV – A análise da questão social deve estar envolta de um discurso genérico, que a redunda em uma visão unívoca da questão social, segmentada da dinâmica conjuntural e da vida dos sujeitos sociais. (INCORRETA)

    EXPLICAÇÃO: Esse discurso genérico e visão unívoca da "QS" constitui-se como uma das armadilhas de sua análise, em que "passa a ser esvaziada de suas particularidades históricas, perdendo o movimento e a riqueza da vida, ao se desconsiderar em suas expressões específicas que desafiam a pesquisa de situações concretas (como a violência, o trabalho informal...). Desse modo, tal análise deve estar envolta em decifrar as novas mediações em que se expressam hoje bem como apreende-la como intrínseco da ordem capitalista e de suas configurações" - p. 164).

    FONTE: Serviço Social em tempo de capital fetiche (2015).