SóProvas


ID
1896181
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“É no trânsito dos anos oitenta aos noventa do século XX que o projeto ético-político do Serviço Social no Brasil se configurou em sua estrutura básica. (…) Pode-se afirmar que este projeto ético-político, fundamentado teórica e metodologicamente, conquistou hegemonia no Serviço Social, no Brasil, na década de noventa do século XX.”

(Netto, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez. 1999).

Sobre o projeto ético-político do Serviço Social, analise as afirmativas abaixo:

I – O projeto ético-político do Serviço Social tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.

II - O projeto ético-político do Serviço Social se vincula a um projeto societário que propõe a manutenção da atual ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero.

III - O projeto ético-político do Serviço Social tem, como dimensão política, o posicionamento a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras.

IV - O projeto ético-político do Serviço Social prioriza uma nova relação com os usuários dos serviços oferecidos pelos assistentes sociais, por meio do compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O projeto ético-político do Serviço Social se vincula a um PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA NOOOVA  ordem social, semdominação/xploração de classe, etnia e gênero.

  • Iads 2020

    O projeto ético-político do Serviço Social tem, em seu núcleo, o reconhecimento da liberdade como valor ético central e vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e (ou) exploração de classe, de etnia e de gênero.