SóProvas


ID
1896568
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Encontro histórico: Papa e patriarca ortodoxo se reúnem em Cuba

O encontro ecumênico entre o papa Francisco, chefe da igreja católica romana, e o patriarca Kirill, líder espiritual da igreja ortodoxa russa, que acontece em Havana (Cuba), nesta sexta-feira (12 de fevereiro), é um evento histórico.

(EBC, 12 fev.16. Disponível em: < http://goo.gl/kdJUlu> Adaptado)

Trata-se de um evento histórico, pois

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    ---------------------------------------------------------

    O encontro ecumênico entre o papa Francisco, chefe da igreja católica romanda, e o patriarca Kirill, líder espiritual da igreja ortodoxa russa, que acontece em Havana (Cuba), nesta sexta-feira (12), é um evento histórico para o catolicismo e um passo importante para uma reaproximação entre os dois ramos do cristianismo, separados desde o Cisma do Ocidente em 1054.

    ---------------------------------------------------------

    Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2016/02/encontro-historico-papa-e-patriarca-ortodoxo-se-reunem-em-cuba

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus.

  • 12/02/2016 05h00 - Atualizado em 12/02/2016 09h19

    Papa e patriarca da Igreja Ortodoxa fazem reunião histórica nesta sexta

    Papa e patriarca russo Kirill devem apresentar declaração conjunta em Cuba.
    Representantes das duas igrejas não se reúnem desde Cisma de 1054.

     

    Antes de iniciar sua viagem de uma semana ao México, o Papa Francisco terá um encontro histórico com o patriarca da Igreja Russa Ortodoxa, em Cuba, na sexta (12). Os dois irão se reunir privadamente no aeroporto de Havana por duas horas e apresentarão uma declaração conjunta, na presença do presidente Raul Castro.

    Planejado há anos, o encontro é um importante passo para a reaproximação após uma cisão de mil anos que dividiu o cristianismo. Segundo a agência AP, o Papa Francisco já havia afirmado que se encontraria com o patriarca Kirill “onde ele quisesse”. A reunião em Cubafoi anunciada na semana passada pelas duas igrejas.

    As igrejas Católica Apostólica Romana e Católica Apostólica Ortodoxa se separaram durante a Grande Cisma do Oriente, em 1054, quando os líderes das igrejas em Roma e Constantinopla excomungaram-se mutuamente. Desde então, elas divergem em uma série de assuntos, incluindo a supremacia do papa. 

     

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/papa-e-patriarca-da-igreja-ortodoxa-fazem-reuniao-historica-nesta-sexta.html

     

     

  • Fundamento da D é o artigo 6°, item 1, da convenção.