SóProvas


ID
1896799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a norma NBR 9050, que dispõe sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a opção correta a respeito de sinalização de emergência.

Alternativas
Comentários
  • NR 9050 - 2015

    5.2.9.3.2.3 Os equipamentos e dispositivos sonoros devem ser capazes de medir automaticamente o ruído momentâneo ao redor do local monitorado, em decibels (A), para referência, e emitir sons com valores de 10 dBA acima do valor referenciado.

  • Nbr 9050/2015

    b) 5.6.2 Características: Os alarmes devem ter características próprias e podem, em função destas, combinar a utilização de sinais de localização, de advertência e de instrução.

  • Só lembrando: QUESTÃO DESATUALIZADA 

  • A) Para garantir a eficácia dos alarmes sonoros, a intensidade do sinal sonoro deve ser, no mínimo, 15 dBA superior ao ruído médio do local ou 5 dBA acima do ruído máximo do local. DESATUALIZADA.

    5.2.9.3.2.3 Os equipamentos e dispositivos sonoros devem ser capazes de medir automaticamente o ruído momentâneo ao redor do local monitorado, em decibels (A), para referência, e emitir sons com valores de 10 dBA acima do valor referenciado, conforme ABNT NBR 10152.

    B) A aparência dos alarmes visuais deve ser estática.

    Não existe isso na Norma.

    C) O piso táctil de alerta deve possuir modulação característica, contudo não precisa ser cromodiferenciado.

    5.4.6.2 A sinalização tátil e visual no piso deve ser detectável pelo contraste tátil e pelo contraste visual. (...) O contraste de luminância com a superfície adjacente, em condições secas e molhadas, deve estar conforme...

    D) nas saídas de emergência, deve-se restringir a sinalização às informações visuais e tácteis, sendo vetada a sinalização sonora, para amenizar o pânico.

    5.5.1.2 As rotas de fuga e as saídas de emergência devem ser sinalizadas, para localização, advertência e instruções, com informações visuais, sonoras e táteis, de acordo com 5.2.

    E) Com o objetivo de evitar falhas, o sistema de alarme sonoro deve estar desvinculado do sistema de alarme visual.

    5.6.2 Os alarmes devem ter características próprias e podem, em função destas, combinar a utilização de sinais de localização, de advertência e de instrução.