SóProvas


ID
1897495
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo

Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem:

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)

     

     

    § 2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)
     

  • a) ERRADA - operar em frequência modulada.

     

    b) ERRADA - É vedado o proselitismo de qualquer natureza na programação das emissoras de radiodifusão comunitária.

     

    c) ERRADA - A entidade autorizada poderá veicular mensagem institucional de patrocinador domiciliado na área de comunidade atendida que colaborar na forma de apoio cultural, vedada a transmissão de propaganda ou publicidade comercial a qualquer título.

     

    d) ERRADA - É  vedada a formação de redes na exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária, excetuadas as situações de guerra, calamidade pública e epidemias, bem como as transmissões obrigatórias dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo definidas em leis.

     

    e) CORRETA - As entidades deverão apresentar, no prazo fixado para habilitação, os seguintes documentos:

    Ill - prova de que seus diretores são brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos;

    As emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária atenderão, em sua programação, aos seguintes princípios:

    II - promoção das atividades artísticas e jornalísticas na comunidade e da integração dos membros da comunidade atendida;

     

    Fonte: 

    Lei nº 9.612/1998: Institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária e dá outras providências

    Portaria nº. 4334/2015 (Norma 1/2015): Regulamenta, no âmbito do Ministério das Comunicações, o Serviço de Radiodifusão Comunitária.