SóProvas


ID
1897600
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Várias implementações SQL adotam uma lógica de três estados para tratamento de expressões lógicas que envolvem valores nulos.

Considerando que “T”, “F” e “?” denotam, respectivamente, os valores lógicos true, false e desconhecido, analise as seguintes expressões lógicas:

T or ?

F or ?

T and ?

F and ?

not ?

O valor lógico dessas expressões, na ordem, é:

Alternativas
Comentários
  • T or ?   > T or T = T; T or F = T       Logo >>>> T

    F or ?   > F or T = T; F or F = F       Logo >>>> ?

    T and ? > T and T = T; T and F = F  Logo >>>> ?

    F and ? > F and T = F; F and F = F  Logo >>>> F

       not ?  > not T = F; not F = T          Logo >>>> ?

     

    Onde se tem ? significa que o resultado pode ser ambos (F ou V). Notem que para cada expressao eu substitui o ? por T e F, dai é só aplicar soma lógica.

  • Lógica booleana básica

    true AND qualquer coisa = qualquer coisa.

    true OR qualquer coisa = true.

    false AND qualquer coisa = false.

    false OR qualquer coisa = qualquer coisa.

  • T or ? = T

    F or ? = ?

    T and ? = ? 

    F and ? = F

  • Questão legal para fixar o entendimento a respeito de operações lógicas com valores nulos. Para todos os efeitos, como ? indica um desconhecido, você pode entender que:

    T = Verdadeiro (true)

    F = Falso (false)

    ? = NULL

    Assim, temos as seguintes expressões:

    T or ? = A operação OR retorna verdadeiro se qualquer um dos dois itens envolvidos for verdadeiro. Como o primeiro o é, nem precisamos saber o valor do segundo, então a expressão retorna verdadeiro (T).

    F or ? = Novamente, a operação OR retorna verdadeiro quando qualquer um dos dois itens é verdadeiro. Como o primeiro é falso, ficamos na dependência do valor do segundo. Se não somos capazes de afirmar que o valor nulo é verdadeiro ou falso, ficamos “na dúvida”, ou seja, o valor da operação é nulo, indeterminado (?).

    T and ? e = O AND, para retornar verdadeiro, precisa que os dois valores envolvidos sejam verdadeiros. O lado esquerdo, do primeiro item, é verdadeiro, mas como o valor lógico do NULL é indeterminado, não somos capazes de afirmar nem que ele é verdadeiro, nem que é falso. Assim, a proposição tem o valor indeterminado (?).

    F and ? =  Como o AND precisa que ambos os itens sejam verdadeiros e já temos um falso no primeiro item, a expressão não pode ser verdadeira, independentemente do valor do ?. Dessa maneira, a proposição é falsa (F).

    not ? = Por fim, o operador NOT apenas “troca o sinal” da proposição. Not verdadeiro retorna falso e not falso retorna verdadeiro. Como o NULL não é verdadeiro nem falso, o seu valor “contrário” também é indeterminado. (?)

  • É a base da tabela verdade do raciocinio logico

    OR = OU

    AND= E

    OU precisa que os 2 sejam falsos para dar falso e todas as outras opçoes sao verdade

    E precisa que os 2 sejam verdadeiros para dar verdadeiro, todas as outras opçoes sao falsas