SóProvas


ID
1897954
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa do setor químico vem redirecionando sua estratégia, passando a priorizar a inovação e adotando uma postura prospectiva em relação às oportunidades de mercado. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa vem revendo suas políticas e práticas de gestão de pessoas. No momento, o diretor de RH quer propor um novo plano de desenvolvimento de carreiras para a empresa. Assim, quer propor instrumentos e práticas que deem suporte às decisões individuais sobre as carreiras, permitindo que os funcionários desenvolvam uma percepção adequada de suas preferências e expectativas e das oportunidades oferecidas pela empresa. São iniciativas voltadas diretamente ao suporte às decisões individuais sobre carreiras:

Alternativas
Comentários
  • C) http://www.administradores.com.br/producao-academica/desenvolvimento-de-carreira-nas-organizacoes-diretrizes-para-uma-gestao-de-carreira-eficiente/5549/

  • Letra (c)

     

    Instrumentos e técnicas para desenvolvimento de carreiras:

    -Instrumentos para auto-avaliação Workshops para planejamento de carreira Manuais para planejamento de carreira

    - Aconselhamento Individual Profissionais de recursos humanos Conselheiros profissionais

    – internos ou externos (coaching) Profissionais de recolocação (outplacement) Cheia imediata e mediata

    - Informações acerca de oportunidades internas Divulgação de posições disponíveis (job posting);

    Levantamento de habilidades;

    Sistema de carreiras, com divulgação dos pré-requisitos de acesso a cada posição;

    Centro de informações acerca das oportunidades de carreira;

    - Processo de avaliação de potencial Centros de avaliação;

    Previsão de demanda por recursos humanos;

    Planos de sucessão e remanejamentos.

  • Muito boa essa questão. 

  •  Assim, quer propor instrumentos e práticas que deem suporte às decisões individuais sobre as carreiras,Isso aqui dá a resposta. Letra C

  • LETRA C

     

    […] define  Workshop como uma reunião de pessoas que possuem objetivos semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico. O importante nesses encontros é a troca de experiências e realidades entre as pessoas (Araujo,Luis-2006,pág.100)

  • Eu discordo do gabarito, pois os objetivos são dois:

    1 - os funcionários devem desenvolver uma percepção adequada de suas preferências e expectativas;

    2 - os funcionários devem desenvolver uma percepção adequada das oportunidades oferecidas pela empresa. 

    As explicações dos colegas só versam sobre o item 1 dos objetivos. O mais correto, ao meu ver, seria a opção A, haja vista que o centro de informações de carreira atenderia o item 1 e os planos de sucessão atenderiam o item 2.

  • As principais ferramentas utilizadas pelas organizações para o desenvolvimento de carreiras, segundo Chiavenato (1999) são:

    Centro de avaliação: adotam técnicas de seleção de talentos humanos, tais como entrevistas, exercícios dirigidos, jogos de empresa e centros de avaliação. São também utilizadas no desenvolvimento de carreiras e proporcionam retroação sobre as forças e as fraquezas dos participantes.

    Testes psicológicos: utilizados na seleção de pessoal, servem para ajudar os funcionários a compreender melhor seus interesses e habilidades.

    Avaliação do desempenho: fonte de informação que demonstra quais pontos devem ser melhorados pelo servidor.

    Projeções de promovabilidade: são julgamentos feitos pelos gerentes quanto ao avanço potencial de seus subordinados. Essas projeções ajudam a organização a identificar pessoas que apresentam grande potencial de avanço e ajudam os funcionários a melhorar seus conhecimentos e experiências.

    Planejamento de sucessão: focaliza o preparo das pessoas para preencher posições mais complexas. Há uma ênfase no desenvolvimento, e não nas promoções. Os funcionários recebem novos encargos, que servem para prepará-los para assumir crescentes responsabilidades.

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Ribas & Salim, pág. 258