COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ (site www.tecconcursos.com.br)
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nos processos e nos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Ou seja, a Gestão do Conhecimento nas organizações enfatizam o conhecimento coletivo como maior diferencial. É no conhecimento coletivo que se baseiam as competências essenciais ao desenvolvimento do trabalho. Logo, devemos excluir qualquer alternativa que referencie o "individual": prêmios individuais (alternativa A), remuneração funcional (alternativa D) e carreiras em Y (alternativa E).
Só para elucidar, a carreira em Y permite ao indivíduo a escolha de uma carreira que possui um perfil mais voltado ao gerenciamento de equipes ou uma escolha a uma carreira que se desenvolve de modo horizontal, especializando-se em uma determinada profissão.
A alternativa C apresenta como uma de suas opções a remuneração variável. Esse tipo de compensação vincula a remuneração de alguns cargos, como por exemplo, de presidentes e diretores em função dos resultados operacionais da organização ou de vendedores à base de comissões de vendas. É possível que esse tipo de remuneração seja aplicada na gestão do conhecimento; no entanto, se compararmos à opção de "prêmios para desempenho de equipes" presente na alternativa B, anulamos a alternativa C como resposta.
Por fim, é digno de nota o fato de que a gestão do conhecimento é a área preocupada com a administração do capital intelectual da organização de modo que esta possa aprender e crescer. Assim, gestão de conhecimento e gestão de competências estão estreitamente vinculadas uma à outra. Daí a correção da alternativa B.
GABARITO: B.