SóProvas


ID
1897987
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização pública tem um número significativo de funcionários jovens, oriundos de excelentes universidades. Nos últimos dois anos, vêm aumentando os pedidos de desligamento desses funcionários, boa parte alegando “falta de perspectiva de crescimento na organização”. Preocupado, o diretor de RH quer articular iniciativas de desenvolvimento de pessoas que proporcionem oportunidades, orientação e suporte para o crescimento profissional desses funcionários, como forma de estimular sua retenção. Seriam métodos de desenvolvimento de pessoas adequados à situação descrita:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Desenvolvimento das pessoas na organização está mais ligado à orientação para o futuro e à educação como um todo, que representa as mudanças mais profundas de formação da personalidade e a melhoria das capacidades mais amplas que um indivíduo possui.

    Coaching: trata-se de um processo de acompanhamento por parte de um “treinador”, que servirá como o guia para o desenvolvimento profissional. Este processo se desenvolve em 4 etapas:
    a. Estabelecendo uma relação solida entre o coach e o orientando;
    b. Criando a visão de futuro;

    c. Revisando a bagagem de mão:

    d. Traçando um plano de ação:

  • Letra (e)

     

    Posições de assessoria: significa dar a oportunidade para que uma pessoa com elevado potencial possa trabalhar provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. Trabalhando como assistente de staff ou em equipes de assessoria direta, a pessoa pode desempenhar diferentes tarefas sob a condução apoiadora de um gerente.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=2

  •  a) estudos de caso e coaching;  (erro estudo de caso)

    b) treinamento de sensitividade e rotação de cargos;  (erro treinamento da sensitividade)

    c) jogos de empresas e role playing; (os 2 errados)

    d) aprendizagem prática e reuniões de confrontação(os 2 estão errados)

    e) posições de assessoria(rotatividade de cargos) e mentoria( mais experientes orientam) correta!

  • GABARITO E

    falou de jovens = MENTORIA

    Cuidado a fgv já cobrou esse assunto outras vezes,

    DIFERENÇA ENTRE COACHING E MENTORING (MENTORIA)

    A principal diferença é que no processo de coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é.

    Já no mentoring (MENTORIA), um profissional mais velho e mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.

     

    Fonte: https://www.slacoaching.com.br/diferenca-entre-coaching-e-mentoring

  • A questão nos pede uma forma de capacitação para o desenvolvimento da carreira, com o surgimento de oportunidades de crescimento na empresa. Perceba que, nestes casos, não se trata de um treinamento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício do trabalho, e sim de algo mais profundo, o desenvolvimento do funcionário para que este possa se desenvolver na carreira.

    a) Errado, pois o estudo de caso é uma técnica de treinamento, e não de desenvolvimento. Já o coaching incentiva o crescimento profissional, mas está mais focado na mudança de comportamento de curto prazo e no cargo atual.

    b) Errado, pois são técnicas de treinamento, e não de desenvolvimento.

    c) Errado, já que são técnicas de treinamento, e não de desenvolvimento.

    d) Errado, pois estão voltadas para o curto prazo e tarefas do cargo, sendo técnicas de treinamento, e não de desenvolvimento.

    e) Correto. O mentoring, ou mentoria, é um processo em que uma pessoa experiente no assunto orienta aquele que é iniciante ou que deseja melhorar seus resultados. A orientação se dá nos aspectos profissionais e o seu foco está no longo prazo, trazendo um impulso ao desenvolvimento de carreira. Da mesma forma, as posições de assessoria, em que o treinamento acompanha e assessora alguém mais experiente e, com isso, acaba aprendendo o seu trabalho e a sua forma de pensar e se comportar nesta atividade.

    Gabarito: E

  • Acho que a questão deveria ser anulada. Cabe tanto a letra A como a letra E.

    Vejam o gabarito do Professor do QC:

    De acordo com Chiavenato (2014), os principais métodos de desenvolvimento de pessoas são:

    • Rotação de cargos: significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir habilidades, conhecimentos e capacidades.

    • Posições de assessoria: significa dar a oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização.

    • Aprendizagem prática: é uma técnica de treinamento por meio da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos.

    • Atribuição de comissões: significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação e pesquisar problemas específicos da organização.

    • Participação em cursos e seminários externos: é uma forma tradicional de desenvolvimento por meio de cursos formais de leitura e seminários.

    • Exercícios de simulação: a simulação extrapolou a seleção de pessoal e tornou-se também uma técnica de treinamento e desenvolvimento. Os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis (role playing), etc.

    • Treinamento (outdoor) fora da empresa: uma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem na organização e que precisam ser obtidos fora dela.

    • Estudo de casos: é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com a descrição de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar opções de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão. 

    • Jogos de empresas: também denominados management games ou business games, são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas.

    • Centros de desenvolvimento internos: ou in-house development centers, são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor gerentes e pessoas a exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais.

    • Coaching: o gerente pode integrar vários papéis, como líder renovador, preparador, orientador e impulsionador para se transformar em um coach. O coaching significa o conjunto de todas essas facetas.

    • Tutoria ou mentoring: é a assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização.

    • Aconselhamento de funcionários: o gerente proporciona aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades.

  • Para responder à questão, vamos focar nas ações que o diretor de RH deseja promover para sanar o problema dos jovens funcionários, aumentando a retenção. São elas: ações que proporcionem oportunidades, orientação e suporte ao crescimento profissional dos empregados. Com isso em mente, vamos analisar as alternativas para verificar as técnicas mais adequadas aos objetivos do diretor.

    Alternativa A: Errada. A técnica de estudo de caso é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com a descrição de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Coaching é a preparação, orientação e incentivo para a transformação de determinados aspectos do indivíduo por parte dos gerentes. Ambas as técnicas não são adequadas aos objetivos almejados pelo diretor de RH.

    Alternativa B: Errada. O treinamento de sensitividade é uma técnica de treinamento orientada para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos. A rotação de cargos, por sua vez, seria adequada aos funcionários, pois consiste na movimentação de uma pessoa de um cargo para outro a fim de estimular que a pessoa desenvolva uma compreensão maior da organização e de como o seu trabalho pode influenciar o trabalho de outros setores.

    Alternativa C: Errada. Nenhuma das duas seria adequada aos objetivos do diretor. Os jogos de empresas são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas. Já a técnica denominada role playing ou dramatização consiste na técnica de representação de situações como forma de praticar comportamentos e atitudes.

    Alternativa D: Errada. A aprendizagem prática consiste em uma técnica de treinamento por meio da qual são resolvidos problemas em certos projetos ou em outros departamentos. As reuniões de confrontação, por sua vez, é uma técnica voltada ao desenvolvimento organizacional, para alteração comportamental a partir da atuação de um consultor interno e externo (chamado terceira parte). Dois grupos antagônicos em conflito (desconfiança recíproca, discordância, antagonismo, hostilidade etc.) são tratados por meio de reuniões de confrontação, nas quais cada grupo se autoavalia, bem como avalia o comportamento do outro, como que se colocado em face de um espelho. Ambas as técnicas não estão alinhadas com os objetivos do diretor de RH. 

    Alternativa E: Certa. A posição de assessoria é direcionada a desenvolver capacidades gerenciais, uma vez que se dá a oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. A mentoria consiste na assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização. Sendo assim, ambas as técnicas estão alinhadas aos objetivos do diretor de RH, proporcionado oportunidades, orientação e suporte ao crescimento profissional dos empregados.

    Gabarito: E

  • GAB E

    Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas são:

    1. Rotação de cargos;
    2. Posições de assessoria;
    3. Aprendizagem prática;
    4. Atribuição de comissões;
    5. Participação em cursos e seminários externos;
    6. Exercícios de simulação;
    7. Treinamento fora da empresa;
    8. Estudo de casos;
    9. Jogos de empresas;
    10. Centros de desenvolvimento internos;
    11. Coaching;
    12. Tutoria ou mentoring;
    13. Aconselhamento de funcionários.

    IMPORTANTE:

    1. Posições de assessoria: significa dar a oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização.
    2. Tutoria ou mentoring: é a assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)