SóProvas


ID
1898005
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um especialista em software com grande conhecimento técnico acaba de ser promovido a gerente da área de TI de um banco. Embora sua expertise técnica seja reconhecida pelos funcionários da área e nas demais áreas da empresa, o especialista tem fama de ser uma pessoa “difícil de lidar” e que “só conhece a sua área, e não o banco como um todo” - de forma que sua promoção causou certa apreensão entre os funcionários de TI e também em outras áreas. Ciente desses fatos, o diretor da área de TI gostaria de superar essas limitações através do treinamento e desenvolvimento do especialista para as novas atribuições. Seriam métodos de desenvolvimento de pessoas adequados à situação descrita:

Alternativas
Comentários
  • CONTINUAÇÃO...

     

    COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ (site www.tecconcursos.com.br).

     

    A alternativa D está incorreta. Jogos de empresas, também denominados management games ou business games, são técni­cas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computado­rizadas a respeito de situações reais ou simula­das de empresas.

     

    Por sua vez, estudos de caso é um método de desenvolvi­mento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de so­lução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

     

    A alternativa E está incorreta. Treinamento de sensitividade é técnica de DO, e não de desenvolvimento. No entanto, seria possível essa aplicação ao caso da questão. Isso porque essa técnica consis­te em reunir grupos, que são orientados por um líder treinado para aumentar a sua sensi­bilidade quanto às suas habilidades e dificul­dades de relacionamento interpessoal. A outra opção de técnica, entretanto, invalida a alternativa, por seu uma técnica de grupo. A consultoria de procedimentos é uma técnica em que cada equipe é coordenada por um consultor, cuja atuação varia enormemente. A coordenação permite certas intervenções para tornar a equipe mais sensível aos seus proces­sos internos de estabelecer metas e objetivos, de participação, de liderança, de tomada de de­cisões, confiança e criatividade.

     

    GABARITO: C.

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ (site www.tecconcursos.com.br).

     

    A alternativa A destaca um método de desenvolvimento no cargo. Posições de assessoria e mentoria significa dar a oportu­nidade para que a pessoa com elevado poten­cial trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. Trabalhando como as­sistente de staff ou em equipes de assessoria direta, a pessoa pode desempenhar diferen­tes tarefas sob a condução apoiadora de um gerente. Note que não é um método adequado, pois não permite desenvolver a questão em foco, qual seja, evidenciar aspectos comportamentais e interpessoais.

     

    A alternativa B traz rotação de cargos, que é uma técnica de treinamento, e não desenvolvimento. A rotação de cargos significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, co­nhecimentos e capacidades. Para o caso em questão, se tornaria pouco efetiva. A alternativa também apresenta a reunião de confrontação, que é uma técnica de DO e de gestão de conflitos, e não de desenvolvimento. No entanto, por ser uma técnica de al­teração comportamental, poderia ser aplicada ao caso.

     

    A alternativa C está correta. A técnica de atribuição de comissões significa uma oportu­nidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de deci­sões, aprender pela observação dos outros e pes­quisar problemas específicos da organização. Geralmente, essas comissões são de natureza temporária e efêmera, atuando como forças-tarefas desenhadas para resolver um específico problema, propor soluções alternativas e reco­mendações sobre sua implementação. Atribui­ções temporárias são interessantes e desafiado­ras, pois aumentam a exposição da pessoa aos outros membros da organização, ampliam sua compreensão e proporcionam oportunidades de crescimento. Os destaques evidenciam a relação dessa técnica com o problema em questão.

     

    O treinamento (outdoor) fora da empresa é uma recente tendência relacionada com a busca de novos conhecimentos, atitudes e com­portamentos que não existem dentro da orga­nização e que precisam ser obtidos fora dela.

  • Já vi algumas destas questões em que o examinador lista dois ou três problemas e depois lista as técnicas de T&D nas alternativas. O candidato tem que encontrar a alternativa contendo as técnicas com potencial para atuar sobre todos os problemas. As alternativas erradas ou listam técnicas que não se aplicam ou, as vezes, se aplicam apenas para solucionar um dos problemas.

     

    Nessa questão a banca listou 2 problemas: “difícil de lidar” e “só conhece a sua área, e não o banco como um todo”. No meu entendimento, a alternativa C (gabarito) listou uma técnica que claramente se aplica ao problema de falta de conhecimanto do banco como um todo que é a técnica de atibuição de comissões. Entretanto, para o outro problema (difícil de lidar), me parece que a banca listou algo totalmente genérico (treinamento externo). Entretanto, como as outras alternativas tinham sempre pelo menos uma técnica que não se aplicava,, fica claro que o candidato teria que interpretar que esse treinamento externo teria que ser direcionado mais para desenvolver a capacidade de relacionamento desse novo gerente.

  • Para responder à questão vamos analisar as limitações do especialista de software mencionado no enunciado:

    I - Fama de ser uma pessoa “difícil de lidar”: Subtende-se que o funcionário possui dificuldades interpessoais.

    - Possíveis técnicas de T&D para sanar tais limitações: 

    • Centros de desenvolvimento internos: métodos baseados em centros localizados na empresa para expor gerentes e pessoas a exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.

    • Treinamento (outdoor) fora da empresa: O treinamento fora da empresa é geralmente oferecido por organizações especializadas em T&D e que oferecem esquemas integrados, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância de trabalhar em conjunto, como uma equipe.

    • Aconselhamento de funcionários: o gerente proporciona aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades. O aconselhamento se aproxima da abordagem de tutoria, mas difere em um aspecto: ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.

    II - “Só conhece a sua área, e não o banco como um todo”: Possui uma visão limitada da empresa 

    - Possíveis técnicas de T&D para sanar tais limitações: 

    • Rotação de cargos (job rotation): significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir habilidades, conhecimentos e capacidades. Na rotação de cargos, o colaborador é movimentado para aprender as funções desempenhadas por seus colegas e assim obter uma compreensão maior da organização.

    • Atribuição de comissões: oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação e pesquisar problemas específicos da organização. Atribuições temporárias são interessantes e desafiadoras, pois aumentam a exposição da pessoa aos outros membros da organização, amplia a compreensão e proporciona oportunidades de crescimento.

    Após esse “destrinchamento”, vamos analisar as alternativas e verificar as técnicas mais adequadas:

    Alternativa A. Errado. A posição de assessoria não é uma técnica focada no comportamento interpessoal, mas direcionada para desenvolver capacidades gerenciais, uma vez que se dá a oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. No caso descrito no enunciado, o especialista já foi promovido para gerente da área de TI. Além disso, a mentoria consiste na assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização. Sendo assim, não é direcionada para ampliar a visão organizacional de um funcionário. 

    Alternativa B. Errado. A rotação de cargos está alinhada com a visão limitada do novo gerente com relação a empresa uma vez que nessa técnica o colaborador é movimentado para aprender as funções desempenhadas por seus colegas e assim obter uma compreensão maior da organização. Porém, a reunião de confrontação, é uma técnica de desenvolvimento organizacional para alteração comportamental onde dois grupos antagônicos em conflito são defrontados em uma reunião na qual cada grupo se autoavalia, bem como avalia o comportamento do outro. É adequada, portanto, quando já existe um conflito entre duas partes. Assim, não se alinha com a dificuldade geral de relacionamento interpessoal do colaborador do enunciado.

    Alternativa C. Certo. A técnica de atribuição em comissões aumenta a exposição da pessoa aos outros membros da organização, amplia a compreensão e proporciona oportunidades de crescimento. Portanto, é uma técnica adequada para sanar a visão limitada do novo gerente. O treinamento externo (ou outdoor), possui o foco primário de ensinar aos treinandos a importância de trabalhar em conjunto, como uma equipe. Dessa forma, é uma possível técnica para sanar as dificuldades interpessoais apresentadas pelo colaborador.

    Alternativa D. Errado. Os jogos de empresa são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas. Os estudos de caso, por sua vez, consistem em um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com a descrição de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Ambas as técnicas não são adequadas a sanar as limitações do novo gerente. 

    Alternativa E. Errado. Os treinamentos de sensitividade, por terem como objetivo aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal, estaria adequada às dificuldades de relacionamento apresentadas pelo colaborador. A consultoria de procedimentos, por sua vez, é uma técnica de desenvolvimento organizacional direcionada para o colaborar compreender a dinâmica das relações de trabalho em situações de grupo e a desenvolver o diagnóstico de barreiras e habilidades de solução de problemas para fortalecer o senso de unidade entre os membros, incrementar relações interpessoais, melhorar o cumprimento das tarefas e aumentar a eficácia. Ambas as técnicas estão alinhadas com a dificuldade interpessoal, sendo necessário apontar uma técnica para aumentar a visão do colaborador em relação à organização, por isso a alternativa está incorreta.

    Gabarito: C

  • GAB C

    Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas são:

    1. Rotação de cargos;
    2. Posições de assessoria;
    3. Aprendizagem prática;
    4. Atribuição de comissões;
    5. Participação em cursos e seminários externos;
    6. Exercícios de simulação;
    7. Treinamento fora da empresa;
    8. Estudo de casos;
    9. Jogos de empresas;
    10. Centros de desenvolvimento internos;
    11. Coaching;
    12. Tutoria ou mentoring;
    13. Aconselhamento de funcionários.

    IMPORTANTE:

    1. Atribuição de comissões: oferece oportunidade para o funcionário participar de comissões de trabalho – compartilhar das tomadas de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.
    2. Treinamento fora da empresa: está relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)