SóProvas


ID
1898014
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa de grande porte, atuando em um mercado dinâmico, investe recursos consideráveis em treinamento e desenvolvimento (T&D). A cultura da empresa é voltada para a excelência, e a direção acredita que os investimentos em T&D são a melhor forma de valorizar o capital humano. A direção da empresa quer utilizar indicadores para medir os resultados dos investimentos em treinamento e desenvolvimento, ao nível organizacional. Seria um indicador adequado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) - .2.3 Medidas de satisfação dos funcionários
    • Satisfação dos funcionários por meio de pesquisas de atitude.
    • Satisfação dos funcionários com as atividades de RH: como programas de treinamento, remuneração, administração dos benefícios e programas de desenvolvimento de carreiras, por meio de pesquisas de atitude.
    • Motivos que levam funcionários a pedir desligamento da empresa.

  • Entendi nada... A empresa investe em treinamento e desenvolvimento e o indicar é o grau de satisfação com a organização? Para mim, o indicador deveria estar ligado ao crescimento em relação ao negócio da empresa.

     

  • Andre Luiz, como o enunciado disse, a empresa busca manter e motivar os colaboradores. Com isso a empresa investe em TD para aumentar nível de satisfação dos funcionários e consequentemente diminuir o abstenceismo, por exemplo
  • Pessoal, na verdade no comando da questão ela pede os indicadores no nível organizacional, são exemplos deles:

    1. Aumento da eficácia organizacional

    2. Melhoria da imagem da empresa

    3. Melhoria do clima organizacional

    4. Melhor relacionamento entre empresa e funcionários (grau de satisfação com a organização)

    5. Melhor atendimento ao cliente

    6. Facilidade de mudanças e inovação

    7. Aumento da eficiência

    8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento

     

    Bons estudos !

  • Chiavenato (1995) relata que a avaliação dos resultados do treinamento visa à obtenção de retroação do sistema e pode ser elaborada ao nível organizacionaldos recursos humanos e ao nível das tarefas e operações.

     

    No que tange ao nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia na organização, proporcionando resultados como: melhoria da imagem da empresa; melhor relacionamento empresa versus funcionários; facilidade nas mudanças e na inovação, etc.

     

    A avaliação ao nível dos recursos humanos destaca-se alguns resultados positivos, que são: redução da rotação de pessoal e do absenteísmo, elevação do conhecimento das pessoas; mudanças de atitudes e de comportamentos; aumento das habilidades, entre outros.

     

    No nível das tarefas e operações, a avaliação pode proporcionar resultados como: aumento da produtividade; melhoria da qualidade dos produtos e serviços; redução no fluxo da produção; redução no índice de acidentes; redução no tempo de treinamento, redução no índice de manutenção de máquinas e equipamentos etc.

     

    (Cespe/MPU/Técnico Administrativo/2010) Na avaliação de um programa de treinamento no nível organizacional, deve-se verificar a elevação dos conhecimentos dos servidores.
    Gabarito: errado. Segundo Chiavenato (1999), a elevação dos conhecimentos dos servidores ou funcionários é avaliada no nível de recursos humanos, e não no nível organizacional.

     

    Fonte: Ribas e Salim 

     

  • Já cansei de ver essa mesma questão da FGV repetidas vezes. Eles sempre cobram a mesma coisa: para medir os resultados de investimento em treinamento, o indicador é SEMPRE índice de satisfação