SóProvas


ID
1898083
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Com a mudança do Referencial Geodésico brasileiro, houve um impacto sobre o acervo das Cartas Topográficas do Mapeamento Sistemático disponíveis em meio analógico. Para produzir a folha SB-21 Z D no novo sistema (SIRGAS 2000), forneceram ao engenheiro cartógrafo um exemplar impresso no sistema SAD-69, uma mesa digitalizadora e um computador com uma versão atualizada do programa ArcGis. Os meios disponibilizados são:

Alternativas
Comentários
  • Considerando apenas o enunciado há necessidade de apresentear os parâtremos de transformação entre os sistemas ou pontos de controle conhecidos nos dois sistemas para determinação dos parâmetros de transformação. Este por ser um motivo para considerar o conjunto de materiais insuficientes para a realização do trabalho.

  • Acredito que não seja por falta de parâmetros, pois como o enunciado diz, há um computador com a versão do ArcGis atualizada, sendo assim essas transformações não seriam um empecilho. Creio que devido possuir apenas a folha em questão (SB-21 Z D) no antigo sistema de referência (SAD-69), teríamos um problema para gerar essa mesma folha no SIRGAS 2000. Porque ao realizar a transformação, irá acontecer algum deslocamento (deslocamento médio de 65 metros), ou seja, pode ser que uma região que pertence a essa folha no sistema antigo, "pule" para outra folha e falte alguma região pertencente a esta no novo sistema. Para que conseguíssemos a produção dessa folha perfeitamente no SIRGAS 2000, deveríamos ter a disponibilidade de uma área maior, um "buffer" ao redor da folha no SAD-69.