SóProvas


ID
1898335
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Criminalística

Quanto aos locais de crime envolvendo morte pela ação de instrumento perfurocontundente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A) A constatação de uma câmara de mina de Hoffman na região temporal da vítima é suficiente para a caracterização de um suicídio como causa jurídica da morte. O Erro da questão é afirmar sobre a suficiência para se comprovar. Trata-se apenas de uma das possibilidades (não é patognomônica (lesão por assintaura) de suicídio.

    B) A análise das vestes da vítima não fornece informações quanto à distância do disparo. ERRO = a vestes podem evitar que as impurezas do PAF chegue ao corpo da vítima

    C) Cabe ao perito criminal a determinação da trajetória do projétil de arma de fogo, enquanto o médico-legista é o responsável pelas características do trajeto do projétil. CERTA - Trajetória (caminho percorrido fora do alvo); Trajeto (caminho percorrido pelo PAF dentro do corpo da vítima.

    D) A análise dos estojos recolhidos na cena do crime pode fornecer elementos para a identificação da arma que efetuou os disparos. ERRO: Identificação da arma. Essa análise é em relação às marcas das raias do cano.

    E) As perícias realizadas no local do crime e no IML são independentes e não se comunicam, uma vez que os achados internos não podem ser confrontados com as hipóteses levantadas durante o exame de local em decorrência da especificidade diversa das perícias. ERRO: Para uma melhor análise do caso, todas as informações devem ser confrontadas.

     

    Tá chegando a hora!!!

  • Joaquim Azambuja. A letra D está certa, porque é possível reconhecer a arma pelo estojo, pela marca que a agulha da arma deixa na espoleta (também é única). Questão anulada.

  • Anuada: C e D estão corretas.

    C) CERTA.

    • Trajetória: a partir do momento em que o PAF sai da boca do cano até o alvo
    • Trajeto: Caminho percorrido pelo PAF dentro do corpo da vítima.

    D) CERTA.

    1. Ao acionar a tecla do gatilho,
    2. o cão aciona o percussor,
    3. que por sua vez aciona a culatra da munição onde fica a espoleta, ESSE CONTATO DO PERCUSSOR COM A ESPOLETA PRODUZ UMA MARCA (UM BURAQUINHO)
    4. que gera energia acionando o propelente,
    5. expulsando o projétil pelo cano da arma.
    • Deformações normais: provocadas pelas raias do cano da arma / produzidas pelo percutor sobre a espoleta do cartucho de fogo central na realização do tiro.