-
Gabarito: Alternativa C
A identificação é o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa (Silva, 1997) ou um conjunto de procedimentos diversos para individualizar uma pessoa ou objeto (Vanrell, 2003). Já a identidade é o conjunto de caracteres físicos, funcionais ou psíquicos, que individualizam determinada pessoa (Simas Alves, 1965, e Vanrell 2003) ainda acrescenta que “além da identificação física, inclui todos os elementos que possam individualizar uma pessoa, como: estado civil, filiação, idade, nacionalidade, condição social, profissão, etc.”
Leitão e Silva (2003) acrescentam que “a finalidade da identificação é permitir, de modo rigoroso e exato, a fixação da personalidade jurídica do indivíduo para todos os atos de sua vida pública ou privada”, abrangendo de forma completa a definição da identificação.
Um método de identificação é aceito ao preencher os requisitos de unicidade e imutabilidade segundo Simas Alves (1965) e atualmente, Silva (1997), França (2001) e Vanrell (2003) acrescentam além desses, a perenidade, praticabilidade e classificabilidade:
UNICIDADE: o conjunto de caracteres pessoais não pode ser repetido em outro indivíduo;
IMUTABILIDADE: As características não mudam com o tempo;
PERENIDADE: Os caracteres devem se manter ao longo do tempo, resistindo por toda a vida e até após a morte;
PRATICABILIDADE: Procedimento praticável no dia-a-dia pericial;
CLASSIFICABILIDADE: importante para o arquivamento dos dados, assim como a facilidade de comparação post-mortem.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/13603/tipos-de-identificacao-criminal#ixzz4AAxkNvYb
-
GABARITO C
A ANTROPOLOGIA FORENSE é o ramo da medicina que, utilizando-se de conhecimentos da antropologia geral, ocupa-se principalmente com as questões relativas a identidade e identificação.
Os fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para um método de identificação ser considerado aceitável são:
Unicidade - também chamado de individualidade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo e diferentes dos demais.
Imutabilidade - são as características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo.
Perenidade - consiste na capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem durante toda a ida, até após a morte, como por exemplo o esqueleto.
Praticabilidade - um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.
Classificabilidade - este requisito é muito importante, pois é necessária certa metodologia no arquivamento, assim como rapidez e facilidade na busca dos registros.
Fonte: França Genival Veloso de, Medicina Legal, 2011, p. 49.
bons estudos
-
Qual o erro da D ??
-
O Erro da D é que o conceito de perenidade é o que esta no item B.
Perenidade = é um requisito técnico caracterizado pela capacidade de certos elementos não se perderem com a ação do tempo.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em relação aos fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para um método de identificação ser considerado aceitável.
A) ERRADO. A alternativa trouxe o conceito de classificabilidade, e não de praticabilidade. Praticabilidade diz respeito a um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.
B) ERRADO. A alternativa trouxe o conceito de perenidade, e não de imutabilidade. Imutabilidade diz respeito às características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo.
Atenção:
Perenidade >> permanecer ao longo do tempo
Imutabilidade >> não sofrer alterações ao longo do tempo
C) CERTO. Esse princípio também ´e chamado de individualidade, ou seja, diz que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo e diferentes dos demais.
D) ERRADO. A alternativa descreve o fundamento da imutabilidade, e não da perenidade.
A perenidade consiste na capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem durante toda a vida, e até após a morte, como por exemplo o esqueleto.
E) ERRADO. Todos os fundamentos tornam o processo de identificação aplicável à rotina pericial, não apenas a classificabilidade. Por exemplo, o princípio da perenidade permite que um método seja utilizado mesmo após a morte.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
A-praticabilidade é a condição que permite guardar, catalogar e encontrar, quando for possível, os conjuntos de caracteres próprios de um indivíduo, permitindo a sua identificação.(CLASSIFICABILIDADE)
B-imutabilidade é um requisito técnico caracterizado pela capacidade de certos elementos não se perderem com a ação do tempo.(PERENIDADE)
C-unicidade é uma condição de não se ver a repetição, em indivíduos distintos, de um determinado conjunto de caracteres pessoais.(CORRETO)
D-perenidade traduz a inalterabilidade dos caracteres de identificação com o passar do tempo, ou seja, eles não mudam com o tempo (IMUTABILIDADE)
E- classificabilidade é o requisito técnico que torna o processo de identificação aplicável à rotina pericial.
( PRATICABILIDADE)
-
Pra mim imutabilidade e perenidade significa a mesma coisa. Não consigo entender a diferenca.