-
"No que se refere às características presentes nos diferentes tipos de lesões contusas" - não entendi a lógica do enunciado
-
Sobre as contusas: sabe as incisas? Hahahaha cespe, sua menina marota...
-
FUNIVERSA é adpeta do tratado de Hygino!
-
Qual o erro da A?
-
Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. O resultado da ação desses meios ou instrumentos é conhecido geralmente por contusão. As lesões produzidas por essa forma de energia mecânica sofrem uma incrível variação.
A) ERRADO. São “lesões com assinatura" aquelas em que o instrumento da agressão deixa marca peculiar e inconfundível. Ex.: chinelos, martelos, ferros de passar roupa, saltos de sapato, cassetete. Assim também ocorre com os estigmas ungueais, indicando esganadura ou agressão a unhada e com os atropelamentos (que deixam lesões extensas, profundas e pergaminhadas como superfície de pneus). Normalmente, esse tipo de lesão pode ser identificada por meio das equimoses, e não das escoriações. A forma das equimoses significa muito para os legistas. Às vezes, imprime a marca dos objetos que lhe deram origem (equimoses figuradas) com mais fidelidade do que as escoriações. Dedos de uma mão, anéis, pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e tranças de corda podem deixar suas impressões em regiões atingidas.
B) ERRADO. As equimoses da conjuntiva ocular não sofrem a sucessão de tonalidades equimóticas em virtude de ser a conjuntiva muito porosa e de oxigenação fácil, não permitindo que a oxi-hemoglobina se transforme e se decomponha. Esta se mantém de colorido vermelho até sua total reabsorção. Assim, não é possível avaliar sua evolução cromática.
C) CERTO. O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semicurva (como um arco de violino) condicionada pelo braço do agressor ou pela curvatura da região ou do segmento atingido, deixa, no final do ferimento, onde o instrumento de corte é afastado do corpo, e apenas na epiderme, a chamada cauda de escoriação.
D) ERRADO. Geralmente as feridas contusas apresentam bordas irregulares (e não regulares), e geralmente apresentam áreas equimosadas ou escoriadas ao redor. A irregularidade das bordas da ferida contusa é justificada pela ação brusca da superfície do meio ou instrumento causador da agressão. A ferida da pele é irregular, desigual, anfratuosa, serrilhada ou franjada. As escoriações em torno do ferimento ou nas bordas da própria ferida são justificadas pelo mecanismo de contusão por ação oblíqua ou perpendicular ao plano cutâneo. E as equimoses das bordas da lesão são de pouca monta em virtude do extravasamento do sangue, que sai para o exterior pelo próprio ferimento.
E) ERRADO. A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz. A rubefação desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato ao trauma e não há ruptura de vasos sanguíneos na rubefação.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
O interrogatório é dividido em duas partes, a primeira é "sobre a pessoa do acusado" nessa o réu não pode mentir, e a segunda é sobre os "fatos" aqui o réu pode mentir. (art. 187 do CPP).
A alternativa generaliza tudo, por isso para mim, não está completamente correta.
-
esse é o tipo de questão que se deve mapear antes de começar a prova para não fazer depois de estar cansado
-
passivel de recurso pois o enunciado fala de lesoes contusas e a letra C fala de lesao incisa
-
A As escoriações não costumam ter forma definida, mas, em determinadas situações, podem denunciar o instrumento que as causou, por isso são chamadas de lesões com assinatura.
B A equimose da conjuntiva ocular, quanto ao tempo decorrido, pode ser corretamente avaliada pela análise de sua evolução cromática.
- equimoses da conjuntiva ocular não evoluem a cor. Costituem exceção e permanecem vermelhas até o fim.
C A cauda de escoriação é uma característica das feridas incisas e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão.
D Habitualmente, as feridas contusas apresentam bordas regulares que raramente se apresentam com áreas equimosadas e escoriadas.
E A presença de ruptura de vasos sanguíneos é determinante para a caracterização de uma rubefação.
- A aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento. Esta aréola é vista bem próximo à periferia do ferimento de entrada, de tonalidade violácea, podendo, todavia, estar encoberta por outros elementos