SóProvas


ID
1898380
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A traumatologia forense é a parte da Medicina Legal que se ocupa com as implicações jurídicas dos traumatismos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conceitua-se TRAUMA como a atuação de uma energia externa (física, mecânica ou química) sobre o corpo da pessoa, com intensidade suficiente para provocar desvio da normalidade, com ou sem expressão morfológica; LESÃO corresponde à alteração estrutural proveniente da agressão ao organismo, podendo ser visível macro ou microscopicamente.

    Trauma é uma determinada quantidade de energia transferida para o organismo capaz de produzir lesão. Se a energia trasnferida não for suficiente para determinar ofensa à integridade física da vítima, não há trauma. Ex. empurrão.

    http://www.canalcarreiraspoliciais.com.br/news/distin%C3%A7%C3%A3o-entre-trauma-e-les%C3%A3o/

  • Nas letras A e E, inverteu-se lesão e trauma.
  • BORRI = Classificação de. Agentes lesivos: a) mecânicos, b) físico, c) físico-químico, d) químico, e) bioquímico, f) biodinâmico e g) mista

  • Resposta correta leta D

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal. São avaliados conhecimentos básicos desse tópico, ou seja, conceitos introdutórios.

    A) ERRADO. Essa é a definição de trauma. Lesão é a alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo. Pode ser visível macroscopicamente, apenas microscopicamente, ou somente ao microscópio eletrônico. 

    B) ERRADO. O agente lesivo pode ser animado ou inanimado, não apenas indivíduos. Além disso, não se restringem a energias físicas ou químicas, podendo ser, segundo a classificação de Borri, de ordem mecânica, física, química, físico-química, bioquímica, biodinâmica ou mista.

    C) ERRADO. Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano.  Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista (não apenas pelos meios elencados na alternativa). São meios ou instrumentos geralmente com uma superfície plana, a qual atua sobre corpo humano, produzindo as mais diversas modalidades de lesões.
    Atenção: restrição em provas normalmente significa alternativa errada.

    D) CERTO. Resumo dos tipos de lesão por energias de ordem mecânica, e o tipo de ação que as causa:
    Puntiformes – agem por pressão em um ponto, afastando as fibras, sem seccioná-las Cortantes – agem por meio de um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos Contusas – ação por um corpo de superfície, por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, contragolpe ou forma mista Perfurocortantes – penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Perfurocontusas – fura por causa da pressão (mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo) Corto contusas – corta por causa da pressão (instrumentos influenciados pela ação contundente,, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja). Ação por deslizamento, percussão ou pressão. 
    E) ERRADO. O trauma é causado pela atuação de uma energia externa sobre o corpo da pessoa, com intensidade suficiente para provocar desvio da normalidade, com ou sem expressão morfológica. Um trauma pode ser insuficiente para causar lesão perceptível, mas alterar de modo importante a função. A alternativa trouxe o conceito de lesão.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • esse "obliquamente" da letra D é passivel de recurso, pois os instrumentos cortantes podem agir de forma perpendicular ou obliqua às fibras teciduais

  • TRAUMATOLOGIA FORENSE ou LESIONOLOGIA

     

    Conceito: É o ramo da medicina legal que estuda as lesões e estados patológicos imediatos ou tardios, produzidos por violência, sobre o copo humano. Trata-se também das diversas modalidades de energias causadoras desses danos. Conforme Genival França.

    Define-se trauma é uma energia de ordem física, química, biológica ou mista que quando transferida para o corpo causa uma alteração em seu estado normal de funcionamento.

    Nesse sentido, é importante destacarmos a diferença entre o trauma e a lesão, uma vez que o trauma é a causa e a lesão é a sua consequência.

    Já para Hyigino Carvalho Hércules, trauma consiste na atuação de uma energia externa sobre o corpo de uma pessoa, com intensidade suficiente para provocar desvio na normalidade, com ou sem expressão morfológica.

    Para Higino Carvalho Hércules, lesão é alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo, podendo ser visível ou não macroscopicamente, como uma fratura ou apenas microscopicamente como uma rotura de um axônio.

    Observe que para ele só é lesão se demonstrável morfologicamente, conforme disposto no seu livro na pag. 187/2º edição.

    Material criado por Reinaldo Lessa -

    Fonte bibliográfica: Livro do Hygino Carvalho Hércules / Livro do Palermo Ferreira e aulas complementares do Prof.: Roberto Blanco

  • GAB: D

    A) Lesão é a atuação de uma energia externa sobre o indivíduo, de modo suficientemente intenso para provocar desvio da normalidade, com ou sem tradução morfológica.

    • trauma
    • Trauma = energia exTerna
    • Lesão = aLteração estruturaL

    B) Agentes lesivos são os agentes causadores das lesões, ou seja, os indivíduos que, pela classificação de Borri, se utilizam de energias físicas ou químicas para ocasionar traumatismos.

    • A assertiva restringiu os agentes lesivos como sendo somente os indivíduos e restringiu os tipos de energias existentes da classificação de Borri
    • classificação de Borri ordena os tipos de energias, agentes ou instrumentos lesivos em mecânicos, físicos, químicos, físico-químicos, bioquímicos, biodinâmicos e mistos

    C) Os instrumentos contundentes são as formas de energia que mais frequentemente causam lesões corporais. Agem, exclusivamente, por pressão, deslizamento e percussão.

    • "Os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. São meios ou instrumentos geralmente com uma superfície plana, a qual atua sobre o corpo humano, produzindo as mais diversas modalidades de lesões.". Livro do Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 230

    D) Instrumentos cortantes agem por deslizamento, sob a ação de uma força que incide obliquamente; os contundentes agem por pressão perpendicularmente sobre uma superfície corporal, esmagando os tecidos; e os perfurantes, dessa mesma forma, mas abrindo passagem entre os tecidos.

    E) Trauma corresponde a uma alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo.

    • lesão