SóProvas


ID
1901116
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado na integração do sistema Linux em uma rede Windows, possibilitando, inclusive, o acesso aos arquivos e impressoras do Windows.

Alternativas
Comentários
  • No Linux, o SMB é implementado através do SaMBa.

     

    Conta-se que o nome SAMBA foi escolhido pelos desenvolvedores, que buscaram no dicionário alguma palavra que contivesse, dentro dela, as letras S, M e B.

    Apesar de ter sido desenvolvido sem apoio da Microsoft e descobrindo detalhes da implementação via engenharia reversa, um servidor SAMBA rodando em ambiente Linux chega a ser mais rápido e ter mais capacidade que um servidor Windows implementando o protocolo SMB.

  • Gabarito E

    Linux = SMB

    Windows = NFS


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • CUPS (anteriormente um  para Common Unix Printing System) é um sistema de  modular para  do  que permite que um computador aja como um . Um computador executando o CUPS é um  que pode aceitar trabalhos de impressão de computadores , processá-los e enviá-los à impressora apropriada.

    O NFS é um sistema de arquivos criado com o objetivo de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores de rede. Usando NFS, os usuários e programas podem acessar arquivos em sistemas remotos quase como se fossem arquivos locais. 

    O SFTP assemelha-se ao FTPS pelo fato de ambos oferecerem uma proteção extra aos arquivos e alterações que estão sendo feitas na hospedagem. No entanto, o SFTP utiliza-se da tecnologia SSH (Secure Shell) para autenticar o contato e estabelecer uma conexão segura entre as máquinas.

    O SSH é um outro protocolo de rede criptográfico que tem como objetivo fornecer uma conexão segura para troca de dados e é amplamente usado no caso de logins remotos para acesso de sistemas de computadores.

    Quando há transmissão com SFTP, as informações não são transmitidas por canais de fluxo direto, mas empacotadas em SSH. O usuário também pode configurar chaves privadas para reforçar a segurança enquanto os pacotes de dados são enviados do seu computador para o servidor. 

    SCP(Secure Copy Protocol ) é um protocolo que permite copiar arquivos entre um servidor SSH e uma máquina local. Para funcionar o comando scp é necessário que já tenha configurado uma conexão SSH com um servidor remoto.

    Referências: