SóProvas


ID
1902418
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 00, assinale a opção que indica o principal objetivo do relatório contábil financeiro de propósito geral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro


    OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito

    bons estudos

  • Questão comentada em http://tudomastigadinho.com.br/3q-cpc-00


  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral  é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito. 

     

    Importante lembrar que o CPC 00 não é um pronunciamento técnico propriamente dito, porque não define normas e questões de contabilização. Trata-se de um pronunciamento conceitual básico.

     

    Gabarito d)

  • O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que

    reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais,

    na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade. Essas decisões envolvem decisões sobre:

    (a) comprar, vender ou manter instrumento de patrimônio e de dívida;

    (b) conceder ou liquidar empréstimos ou outras formas de crédito; ou

    (c) exercer direitos de votar ou de outro modo influenciar os atos da administração que afetam o uso dos

    recursos econômicos da entidade.