SóProvas


ID
1902553
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O padrão de projetos MVC (Model-View-Controller) tem como objetivo separar lógica de negócios (Model), interface do usuário (View) e o fluxo da aplicação (Control). O padrão MVC usa em sua arquitetura diversos outros padrões de projeto para atingir seu objetivo.

Em MVC, as classes do Model não devem conhecer nada sobre as camadas de interface que exibem suas informações. O padrão de projeto utilizado pelo padrão arquitetural MVC que é responsável por fazer com que o Model informe mudanças em seu estado para as interfaces, sem conhecê-las, é o:

Alternativas
Comentários
  • A) Façade:

    - provê uma interface unificada para um conjunto de interfaces de um subsistema.

    - provê interface simples para um subsistema complexo.

     

    B) Observer:

    - Quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.

     

    C) Singleton:

    - Garante que uma classe tenha apenas uma instância e provê um ponto de acesso global a ela.

     

    D) Factory Method:

    - Define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar.

     

    E) Composite:

    - Compõe zero ou mais objetos similares de forma que eles possam ser manipulados como um só.

    - Montagem de árvore.

     

    Bons estudos!

  • Observer é um padrão de projeto de software que define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Permite que objetos interessados sejam avisados da mudança de estado ou outros eventos ocorrendo num outro objeto.

     

    O padrão Observer é também chamado de Publisher-SubscriberEvent Generator e Dependents.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Observer

    Bons estudos!