SóProvas


ID
1903210
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A este respeito, é correto afirmar que a maioria dos casos ocorre em mulheres que têm outras DSTs, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • DIP

    Formas de contágio

    Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra IST, principalmente gonorreia e infecção por clamídia não tratadas.

  • Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra DST, principalmente gonorréia e clamídia não tratadas. Entretanto, também pode ocorrer após algum procedimento médico local (inserção de DIU - Dispositivo Intra-Uterino, biópsia na parte interna do útero, curetagem).



  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Complementando

    De acordo com PCDT para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).Brasília-DF.2019

     

     

    A maioria dos casos de DIP (85%) é causada por agentes patogênicos sexualmente transmitidos ou associados à vaginose bacteriana.

     

    Classicamente reconhecidas como as principais etiologias de DIP, a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae têm mostrado incidência decrescente, sendo encontradas, em alguns estudos, em 1/3 dos casos.