SóProvas


ID
1904482
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todos os profissionais envolvidos na fase intraoperatória são responsáveis por fornecer e manter um ambiente seguro. A adesão à prática asséptica faz parte dessa responsabilidade. Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos da técnica asséptica.

Alternativas
Comentários
  • Para a abertura de material estéril na sala de operação (SO), deve-se atentar às condições de esterilização dos pacotes com instrumentais, das caixas de instrumentais e outros suprimentos estéreis, observando especificamente a data de validade da esterilização e os indicadores de esterilização invólucros (fita zebrada no caso do campo de algodão, marcadores presentes nas laterais de pacotes cujo invólucro é o papel grau cirúrgico).

    De forma geral, todos os itens devem ser abertos segurando o pacote longe do corpo e desembrulhando o item começando com a aba mais distante (oposta ao corpo do profissional) e terminando com a aba mais próxima do corpo do profissional.

    Os campos cirúrgicos devem ser colocados primeiro no local da incisão e depois abertos cuidadosamente para as extremidades. Os campos cirúrgicos devem ser fixados firmemente e, após posicionados, não devem ser movidos durante a cirurgia até que os curativos sejam colocados no fim da cirurgia. Os campos em uma mesa são estéreis na parte superior, a mesa não é estéril.

    Depois que uma embalagem estéril é aberta, as bordas ainda não são consideradas estéreis, pois as bordar são locais de contato para abertura dos mesmos.

    Os capotes usados pela equipe cirúrgica são considerados estéreis na parte frontal, desde o tórax até o nível do campo estéril. As mangas também são consideradas estéreis.

    Durante toda a operação, a equipe do centro cirúrgico deve agir de modo correto. As portas devem ser mantidas fechadas durante toda a cirurgia para garantir a função máxima do fluxo laminar. Deve-se evitar movimento desnecessário de pessoal. Pessoal que não passou pelo processo de esterilização que se aproxima do local cirúrgico ou de carrinhos e equipamentos estéreis deve manter uma distância mínima e ficar fora do fluxo laminar.

    Durante o procedimento de abertura dos materiais estéreis, não se deve virar as costas para o campo estéril ou abaixar as mãos abaixo do nível do campo estéril. Artigos cirúrgicos pequenos devem ser segurados de 20 a 30 cm acima do campo e permitir que eles caiam para o meio do campo estéril.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Gramont K. Enfermagem Cirúrgica  NT Editora, 2016.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: fundamentos de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed. rev., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

    http://www.saude.campinas.sp.gov.br/enfermagem/Manual_Esterelizacao_SMS_Campinas_versao_final_rev2015.pdf

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.


  • centro cirúrgico

  • O movimento ao redor de um campo estéril não deve causar contaminação do campo. As áreas estéreis devem ser mantidas dentro do campo de visão durante o movimento ao redor da área. Uma distância de pelo menos 30 cm do campo estéril deve ser mantida para evitar a contaminação inadvertida.