SóProvas


ID
1904488
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são adquiridas durante o processo de cuidado em um hospital ou unidade de saúde que não estavam presentes ou em encubação na admissão do paciente. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os fatores de risco e as manifestações clínicas ocasionadas pela infecção hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D 

    Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico

  • As IRAS consistem em eventos adversos - EA ainda persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que as infecções elevam consideravelmente os custos no cuidado do paciente, além de aumentar o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde.

    Os fatores de risco para IRAS são geralmente categorizados em três áreas: iatrogênicas, organizacionais ou relacionadas à pacientes. Os fatores de risco iatrogênicos incluem o uso de antimicrobianos e os procedimentos invasivos, como o uso de cateteres. Os fatores de risco organizacionais incluem a contaminação ambiental, os recursos humanos insuficientes e o desenho físico do serviço inadequado. Já os fatores de risco relacionados à pacientes incluem a gravidade da doença, a imunossupressão e o tempo de permanência

    A maioria das IRAS São associadas a dispositivos invasivos e a procedimentos cirúrgicos, sendo esses alvos prioritários das medidas de prevenção e de controle de infecções por serem fatores de risco passíveis de modificação e/ou intervenção. As quatro principais manifestações clínicas são: Infecção da Corrente Sanguínea associada à Cateter Vascular Central (CVC), Infecção do Trato Urinário associado à Cateter Vesical de Demora (CVD), Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) e Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (VM).

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Manual Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. Brasília, 2013.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2017.