SóProvas


ID
1904491
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prevalência de infecções sexualmente transmissíveis em situação de violência sexual é elevada. A medicação usada na profilaxia da gonorreia visando ao controle de doenças sexualmente transmissíveis, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    De acordo com o PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS AGRAVOS RESULTANTES DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES E ADOLESCENTES.Norma Técnica_3ª edição atualizada e ampliada 1ª reimpressão.2012.DF 

    PROFILAXIA APÓS VIOLÊNCIA SEXUAL

    A profilaxia deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras 72 horas após a violência.

    O método de primeira escolha da Anticoncepção de Emergência (AE) hormonal consiste no uso exclusivo de um progestágeno, o levonorgestrel, na dose total de 1,5 mg.

    Outro método de AE, conhecido como Regime de Yuzpe, utiliza anticonceptivos hormonais orais combinados (AHOC) de uso rotineiro em planejamento familiar, conhecidos como “pílulas anticoncepcionais”. O método de Yuzpe (segunda escolha) consiste na administração de um estrogênio associado a um progestágeno sintético, administrados até 5dias após a violência.

    O esquema recomendado para mulheres adultas e adolescentes é composto por penicilina benzatina, ceftriaxona e azitromicina.

    Ceftriaxone  é uma medicação efetiva para a prevenção da gonococcia.

  • A prevalência de doenças sexualmente transmissíveis - DST em situações de violência sexual é elevada, e o risco de infecção depende de diversas variáveis, como o tipo de violência sofrida (vaginal, anal ou oral), o número de agressores, o tempo de exposição (única, múltipla ou crônica), a ocorrência de traumatismos genitais, a idade e a susceptibilidade da mulher, a condição himenal e a presença de DST ou úlcera genital prévia.

    A Gonorreia é uma doença infecciosa do trato genital, de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até doença manifesta, com alta morbidade. Clinicamente, apresentase de forma completamente diferente no homem e na mulher.

    No caso de violência sexual para a prevenção da Gonorreia utiliza-se em adultos e adolescentes com mais de 45 kg, incluindo gestantes a Ceftriaxona 500 mg, 1 ampola. E em Crianças e adolescentes com menos de 45 kg a ceftriaxona IM, dose única 125 mg, IM, dose única.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.