SóProvas


ID
1904515
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A baciloscopia é o exame básico para diagnóstico da tuberculose e também é utilizado para acompanhar a evolução bacteriológica do paciente pulmonar inicialmente positivo, durante o tratamento. Sobre a baciloscopia é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Peça que o paciente lave as mãos e higienize a cavidade oral com água (sem utilizar creme dental ou soluções antissépticas para gargarejo) antes de entregar o pote a ele. Caso o paciente use próteses dentárias, ele deverá retirá-las antes de higienizar a cavidade oral.Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O aspecto ideal da amostra é mucopurulento

  • a) A amostra deve ser coletada em lugar fechado em ambiente refrigerado com temperatura de 24°C. (Errado)

    As amostras devem ser colhidas em local aberto, de preferência ao ar livre ou em sala bem ventilada.

     b) Uma boa amostra de escarro é a que provém da faringe ou por aspirações de secreções nasais.(Errado)

    A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

     c) É necessário jejum de 8 horas para a realização do exame.(Errado)

    Não é necessário jejum.

     d) É importante que a boca esteja limpa, sem resíduos alimentares. Isto é conseguido através da escovação dos dentes e uso de antisséptico oral.(Errado)

    A recomendação é não utilizar antisséptico bucal antes de coletar uma amostra de escarro, pois pode conter substâncias antibacterianas que podem afetar seus resultados

     e) Recomenda-se, para o diagnóstico, a coleta de duas amostras de escarro: uma por ocasião da primeira consulta, e a segunda na manhã do dia seguinte, ao despertar. (Certo)

     

  • Para o diagnóstico de tuberculose, devem ser solicitadas duas amostras de escarro: a primeira por ocasião da identificação do paciente, a fim de garantir a realização imediata do exame baciloscópico (o paciente não necessita se encontrar em jejum); e a segunda amostra será coletada no dia seguinte, ao despertar, independentemente do resultado da primeira.

    A coleta de escarro não deve ser realizada em ambiente fechado, mas em local arejado, claro e longe de outras pessoas e dos profissionais da unidade de saúde.

    A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea), e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais nem a amostra que contém saliva.

    Para a coleta no domicilio o paciente deve ser orientado que ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três eliminações de escarro, evitando que esse material escorra pela parede externa do pote. Não deve-se preceder a coleta com escovação dos dentes e uso de antisséptico oral.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.