SóProvas


ID
1906072
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo a teoria de engenharia de software, qual categoria de acoplamento de classes ocorre quando certo número de componentes faz uso de uma variável global, o qual pode levar à propagação descontrolada de erros e efeitos colaterais imprevisíveis quando modificações são feitas?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta a) Acoplamento comum

    Acoplamento e coesão são conceitos fundamentais da Engenharia de Software. O livro do Pressman apresenta-os de forma clara e sucinta. Vamos revisá-los.


    Coesão: é a medida da “força funcional” relativa de um módulo. Um módulo coeso realiza uma única tarefa dentro de um procedimento de software, requerendo pouca ou nenhuma interação com procedimentos sendo realizados em outras partes de um programa. O ideal é buscar uma  alta coesão.


    Há vários tipos de coesão, alguns menos desejáveis do que outros.


    Tipos indesejáveis de coesão:


    Coesão coincidental: ocorre quando um módulo realiz um conjunto de tarefas frouxamente relacionadas


    Coesão lógica: ocorre quando um módulo realiza um conjunto de tarefas que estão relacionadas logicamente.


    Coesão temporal: ocorre quando um módulo realiza um conjunto de tarefas que devem ser executadas dentro do mesmo decurso de tempo.

     

    Tipos intermediários de coesão:
    Coesão procedural: ocorre quando os elementos de processamento do módulo são relacionados e devem ocorrer em uma ordem específica.


    Coesão de comunicação: ocorre quando todos os elementos de processamento do módulo se concentram em uma única área de uma estrutura de dados.

     

    Coesão desejável

    Coesão funcional: quando um módulo realiza uma única tarefa procedural distinta.


    Acoplamento: é a medida de interconexão entre módulos em uma estrutura de software. Depende da complexidade de interface entre eles, o ponto no qual a entrada ou referência é feita a um módulo e que dados passam pela interface. O ideal é buscar o mais baixo acoplamento. Também, assim como Coesão, há vários tipos de Acomplamento, em diferentes níveis. 

     

    Tipos indesejáveis de Acoplamento:


    Acoplamento comum: quando um conjunto de módulos acessa uma área global de dados


    Acoplamento por conteúdo: ocorre quando um módulo faz uso de estruturas de dados ou de controle mantidas no escopo de outro módulo

     

    Tipo intermediário de Acoplamento:


    Acoplamento por controle: quando módulo passa decisões de controle a outro módulo


    Tipo desejável de acoplamento:


    Acomplamento de dados: ocorre quando apenas uma lista de dados simples é passada como parâmetro de um módulo para o outro, com uma correspondência um-para-um de itens.
    Fonte: Prof Pedrosa http://www.itnerante.com.br/group/engenhariadesoftware/forum/topics/coes-o-e-acoplamento

  • Acoplamento é uma medida qualitativa do grau em que as classes são conectadas entre si. À medida que as classes (e componentes) tornamse mais interdependentes, o acomplamento cresce. Um objetivo importante em projetos de software é preservar o acomplamento tão baixo quanto possível.

    Acoplamento de classes pode manifestar-se de vários modos. Abaixo estão listados alguns deles:

    Acoplamento por conteúdo: Ocorre quando um componente modifica dados internos a um outro componente. Isso viola a ocultação de informação - um conceito básico de orientação a objetos.

    Acoplamento comum: Ocorre quando certo número de componentes faz uso de uma variável global. Embora isso seja algumas vezes necessário, este tipo de acoplamento pode levar à propagação descontrolada de erros e efeitos colaterais imprevisíveis quando modificações são feitas.

    Acoplamento por controle: Ocorre quando operaçãoA() invoca operaçãoB() e passa um sinal de controle para B. O sinal de controle então "dirige" o fluxo lógico dentro de B. O problema com essa forma de acoplamento é que uma modificação não relacionada em B pode resultar na necessidade de modificar o significado do sinal de controle que A passa. Se isso for ignorado, resultará em erro.

    É esperado que nos projetos de software os componentes tenham baixo acoplamento.

    (Fonte: Engenharia de Software - 6a edição, capítulo 11 - Roger Pressmann)