SóProvas


ID
1906942
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento do cliente com hanseníase é eminentemente ambulatorial e a adesão às ações de saúde é fundamental para sua cura. A identificação clínica possibilita a classificação operacional dos quimioterápicos a serem administrados. Analise as afirmativas referente às formas clínicas da hanseníase e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Na hanseníase virchowiana, o cliente apresenta lesões dermatológicas com a presença de placas eritematosas infiltradas, bordas mal definidas e pode ocorrer, lesões viscerais.

II. Na hanseníase dimorfa, o cliente apresenta áreas de parestesias, manchas hipocrômicas, rarefação de pelos localizados e diminuição da sudorese.

III. Na hanseníase tuberculóide, o cliente apresenta lesões pré-foveolares e foveolares com alterações de sensibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Hanseníase
    1. Hanseníase indeterminada
    Não há definição da forma clínica das doenças. Ocorre uma mácula hipocrômica, podendo chegar até a 6 lesões. Inicialmente a hanseníase indeterminada caracteriza-se por formigamento mas evolui para a anestesia.Muitas vezes, começa a haver perda de anexos (pelo, glândulas sudoríparas e sebáceas).
    2. Hanseniase virchowiana ( bacilífera)
    Lesões simétricas em tronco e face, principalmente: Hansenomas eritematosa na face (sobrelevados, pouco definidos, que lembram um tumor) Ex.: face, orelha, punho, cotovelo, joelho.

    3. Hanseníase tuberculoíde (Máculo anestésica)
    -Lesões circunscritas assimétricas
    -Contorno nítido
    -Borda interna menos nítida
    -Sensibilidade abolida
    -Alopécia (ausência de pelos ou cabelos na região)
    -Em meio à mácula existem áreas preservadas.
    4. Hanseníase dimorfa
    Trata-se de um tipo instável de hanseníase.
    Microscopia:
    -- infiltrado ambíguo ( possui linfócitos, então, não parece um granuloma)
    -- bacilos em alta concentração pelo componente virchoviano.
    Clínica:
    -- infiltração difusa
    -- placas

    -- cor: pardacenta
    -- nódulos
    -- orelha lepromatosa
    Para se ter certeza que é dimorfa, deve-se observar a microscopia.Se houver somente células de Virchow, tratar-se-á de hanseníase virchoviana.
    Na hanseníase, as lesões de pele sempre apresentam alteração de sensibilidade. Esta é uma característica que as diferencia das lesões de pele provocadas por outras doenças dermatológicas.
    O tratamento integral de um caso de hanseníase compreende o tratamento quimioterápico específico - a poliquimioterapia (PQT), seu acompanhamento, com vistas a identificar e tratar as possíveis intercorrências e complicações da doença e a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.