SóProvas


ID
1906963
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas sobre vigilância epidemiológica da tuberculose pulmonar, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.

( ) No retratamento, o doente com tuberculose em atividade que já tratou anteriormente e recebeu alta por cura, será considerado caso novo após 30 dias consecutivos.

( ) No caso suspeito, deve-se realizar baciloscopia direta do escarro no momento da consulta e solicitar outra amostra a ser colhida no dia seguinte.

( ) Na prova tuberculínica, a taxa de reatividade maior que 5mm é considerado reator forte e indica indivíduos infectados pelo agente etiológico há menos de duas semanas.

( ) Nos casos de tuberculose com HIV, devem ser encaminhados para unidades de referência para serem tratados para os dois agravos (HIV/TB).

Alternativas
Comentários
  • No retratamento, o doente com tuberculose em atividade que já tratou anteriormente e recebeu alta por cura, será considerado caso novo após 30 dias consecutivos. (errado)

    No retratamento, o doente com tuberculose em atividade que já tratou anteriormente e recebeu alta por cura, será considerado recidiva.

    Lembrando que caso novo são paciente que nunca se submeteram ao tratamento antiTb ou o fizeram por até 30 dias.

    O retratamento só admite a recidiva e o reingresso após o abandono.

    No caso suspeito, deve-se realizar baciloscopia direta do escarro no momento da consulta e solicitar outra amostra a ser colhida no dia seguinte. (correto)

    Na prova tuberculínica, a taxa de reatividade maior que 5mm é considerado reator forte e indica indivíduos infectados pelo agente etiológico há menos de duas semanas. (errado)

    A classificação em: não reator, reator fraco e reator forte não está + sendo recomendada.

    Um endurado >= a 5mm sugere a infecção;

    O teste permite medir resposta imune celular aos antígenos e não o tempo de infecção.

    Nos casos de tuberculose com HIV, devem ser encaminhados para unidades de referência para serem tratados para os dois agravos (HIV/TB).  (correto)