SóProvas


ID
1907746
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto atual, as úlceras de pressão representam um dos principais indicadores de qualidade de assistência de enfermagem. Assim sendo, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Úlceras de pressão são feridas resultantes da ação da pressão continua sobre uma proeminência óssea onde pode estar presente ou não pontos de necrose tecidual.

II. A classificação das úlceras de pressão mais comumente aceita é aquela que engloba 4 estágios e é dada pela National Pressure Ulcer Advisory Panel.

III. A úlcera de pressão tem como fator etiológico mais importante a pressão nos aspectos de intensidade, duração e tolerância tissular.

IV. Na avaliação de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão devem ser considerados os seguintes aspectos: mobilidade, umidade e incontinência.

V. Na terapia tópica em feridas deve-se utilizar agentes de limpeza, desbridantes e antibióticos para acelerar o processo de cicatrização.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que em 2016 houve atualização!

    Agora chamada de Lesões por pressão (LPP) =

    são danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com forças de cisalhamento e/ ou fricção. Os riscos aumentam quando somado aos fatores predisponentes intrínsecos da pessoa (NPUAP - National Pressure Ulcer Advisory Panel, 2016). 

    NOVO Estadiamento:

    Estágio 1

    Estágio 2

    Estágio 3

    Estágio 4

    Lesão por pressão não estadiável

    Lesão por pressão tissular profunda

    Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico