SóProvas


ID
1909336
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias (…), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais.

(“O Chat Noir”, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraído de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.)

A partir do excerto, que se refere ao período da Belle Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O advento da República trouxe consigo a necessidade da elite brasileira demonstrar o progresso nas suas ações e construções, afastando-se da imagem retrógrada de um Brasil imperial. Há o gosto pelo luxo e a exibição de padrões de vida importados, desconhecendo os cortiços urbanos e a pobreza da população rural. Nas obras de modernização do Rio de Janeiro, por exemplo, o prefeito Pereira Passos mandou demolir vários cortiços habitados por trabalhadores, a fim de construir dois amplos bulevares, visando dar à cidade uma imagem europeizada.


    A resposta correta é a letra B. 



  • A resposta correta é a letra B. O advento da República trouxe consigo a necessidade da elite brasileira demonstrar o progresso nas suas ações e construções, afastando-se da imagem retrógrada de um Brasil imperial. Há o gosto pelo luxo e a exibição de padrões de vida importados, desconhecendo os cortiços urbanos e a pobreza da população rural. Nas obras de modernização do Rio de Janeiro, por exemplo, o prefeito Pereira Passos mandou demolir vários cortiços habitados por trabalhadores, a fim de construir dois amplos bulevares, visando dar à cidade uma imagem europeizada.
  • Comentário da professora:

    O advento da República trouxe consigo a necessidade da elite brasileira demonstrar o progresso nas suas ações e construções, afastando-se da imagem retrógrada de um Brasil imperial. Há o gosto pelo luxo e a exibição de padrões de vida importados, desconhecendo os cortiços urbanos e a pobreza da população rural. Nas obras de modernização do Rio de Janeiro, por exemplo, o prefeito Pereira Passos mandou demolir vários cortiços habitados por trabalhadores, a fim de construir dois amplos bulevares, visando dar à cidade uma imagem europeizada.

    Letra B