SóProvas


ID
1909504
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma edificação com comprimento de 16 m e largura de 6 m, é protegida contra descargas atmosféricas por meio de dois para-raios iguais, do tipo Franklin, com ângulo de proteção de 30°.

A altura dos captores em relação ao topo da edificação é:

Alternativas
Comentários
  • Não é questão de elétrica, e sim de matemática.

    Cada captor deve responder pela mesma área de cobertura, ou seja, 8 x 6 m. Nessa área de atuação de um captor, temos que garantir que a proteção "varra" todos os pontos da cobertura, inclusive seus vértices. A condição mínima de ocorrência disso seria uma área de proteção representada por uma circunferência circunscrita ao retângulo. O raio dessa circunferência seria a hipotenusa de um triângulo cujos catetos são representados pela metade de cada lado do retângulo: 3m e 4m; logo, R = 5m

    Dado o ângulo de proteção igual a 30º, temos:

    tg 30 = 5 / h   

    h = 5 * (raiz de 3)

  • A tg 30 é (raiz de 3)/3 e não (raiz de 3)

  • Mikaela está certa, tg30 é raiz(3)/3.

    Acredito que a resolução da questão é exatamente como muito bem explicou o Ricardo Palhares. Contudo, acho que o âgulo de proteção de 30º é formado entre a altura (h) e a hipotenusa.
    Assim sendo, o ângulo formado entre a base (raio de 5 m da circunferência) e a hipotenusa é 60º, logo:

    ==> tg60 = h / 5
    ==> raiz(3) = h / 5
    ==> h = 5 * raiz (3)
     


     

  • Cada captor deve responder pela mesma área de cobertura, ou seja, 8 x 6 m. Nessa área de atuação de um captor, temos que garantir que a proteção "varra" todos os pontos da cobertura, inclusive seus vértices. A condição mínima de ocorrência disso seria uma área de proteção representada por uma circunferência circunscrita ao retângulo. O raio dessa circunferência seria a hipotenusa de um triângulo cujos catetos são representados pela metade de cada lado do retângulo: 3m e 4m; logo, R = 5m

    Dado o ângulo de proteção igual a 30º, temos:

    tg 30 = 5 / h   

    h = 5 / (raiz de 3 / 3) 

    h = 5 x 3 / raiz de 3

    h = 15 / raiz de 3 ( fazer racionalização)

    h = 5 * (raiz de 3)

  • Antes de calcular a altura dos captores, é preciso entender o problema, isto é, compreender a posição dos para-raios e do ângulo de proteção. Visto isso, dado que a edificação possui 16 m de comprimento e 6 m de largura, é preciso dividir os dois para-raios nessa área.


    A Figura 1 apresenta a posição dos para-raios em planta e uma vista representando a altura dos captores (H).


    Figura 1: Situação do problema. Medidas em metros.



    A Figura 1 evidencia que a máxima distância entre ele o ponto mais distante (o vértice da edificação) é igual a 5 m. Ela consiste na hipotenusa de um triângulo com catetos medindo 3 m e 4 m:




    Visto isso e ainda pela Figura 1, tem-se que a altura dos captores (H) relaciona-se da seguinte maneira com o ângulo de proteção e a distância máxima entre ele e o vértice mais distante:



     

    Assim, a altura dos captores é de 5√3 m e, portanto, a alternativa A está correta.


    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Esse cara fez:

    https://youtu.be/zllBR4RTxxs