SóProvas


ID
191026
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O plantio seqüencial de espécies pioneiras, secundárias e clímax para recuperação de áreas degradadas, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Venâncio Martins (2009) - Recuperação de Áreas Degradadas - várias classificações de espécies tem sido propostas na literatura especializada, sendo a mais empregada a classificação em  quatro Grupos Sucessionais distintos: Pioneiras, Secundárias Iniciais, Secundárias Tardias e  Clímax.
  • Plantio Total

    Quando o potencial de autorregeneração natural (resiliência) da área-alvo de restauração é baixo, a estratégia mais eficaz é o plantio total de mudas em toda a área-alvo da restauração florestal.

    Nesse método, são realizadas combinações das espécies em módulos ou grupos de plantio, visando à implantação de espécies dos estádios finais de sucessão (secundárias tardias e clímax) conjuntamente com espécies dos estádios iniciais de sucessão (pioneiras e secundárias iniciais), compondo unidades sucessionais que resultam em uma gradual substituição de espécies dos dife- rentes grupos ecológicos no tempo, caracterizando o processo de sucessão.

    Para combinação de espécies de diferentes grupos ecológicos (pioneiras, secundárias e/ou climácicas) é recomendado o plantio em linhas alternadas. Dessa forma, as linhas de plantio alternam espécies de grupos ecológicos distintos, que representarão os módulos sucessionais. Para a implantação dessas linhas, a lista de espécies nativas regionais é dividida em dois grupos funcionais: grupo de recobrimento e grupo de diversidade (Nave, 2005).