-
As revoltas urbanas na república velha
AS REVOLTAS URBANAS NA REPÚBLICA VELHA
República Velha é o nome dado ao período que iniciou-se com a Proclamação da República em 1889 e terminou com o movimento de 1930 que depôs o presidente Washington Luis. Durante esse período as oligarquias consolidaram-se no poder, apoiadas em sua riqueza, mas também em uma estrutura política típica, desenvolvida pelas elites.
No entanto, não podemos imaginar que, apesar de controlarem o poder de forma hegemônica durante mais de 30 anos, essa tenha sido uma tarefa fácil. Os trabalhadores, marginalizados politicamente e explorados economicamente rebelaram-se diversas vezes contra o poder das oligarquias, tanto nas cidades como no campo.
AS CIDADES
Desde o final do período monárquico as cidades conheceram um crescimento acentuado, apesar de o país preservar uma estrutura econômica essencialmente rural. A atividade financeira e industrial contribuíram para essa urbanização, assim como a abolição da escravidão. Nesse sentido o crescimento foi acompanhado pela formação da classe operária e de uma camada de trabalhadores braçais desqualificados, negros e mulatos, marginalizados ainda pelo preconceito racial.
O crescimento desordenado das cidades, em especial o Rio de Janeiro - capital do país - foi acompanhado pela marginalização, com as camadas pobres da população ocupando a periferia da cidade, as áreas baixas, sem as mínimas condições de saneamento.
A pobreza era bastante acentuada, fato que contribuiu para a eclosão de movimentos que passaram a contestar a ordem estabelecida.
A REVOLTA DA VACINA
Ocorreu no Rio de Janeiro em 1906, contra a política de vacinação forçada adotada pelo governo de Rodrigues Alves no combate à epidemia de varíola.
No início do século, a capital do país foi assolda por algumas epidemias, como a peste bubônica e a varíola, e contra esta última, o governo promoveu a vacinação da população.
Vários fatores contribuíram para a rebelião popular:
1) A vacinação foi decretada obrigatória, e o governo formou então as brigadas sanitárias, grupos encarregados de promover a vacinação nos bairros e que utilizou-se de grande violência.
2) A propaganda contrária realizada por grupos monarquistas, aproveitando-se do desconhecimento da situação por parte da população, estimulando-a à rebelião. Notem que nos dois casos há um profundo desprezo pelas camadas populares. As elites, no poder ou na oposição, não possuíam a mínima preocupação em esclarecer a sociedade em relação aos procedimentos adotados.
A rebelião ocorreu nos bairros, onde a população ergueu barricadas e com pau e pedras enfrentou a polícia. Após intensa repressão e a prisão de várias pessoas, a vacinação foi completada, eliminando-se a varíola da cidade.
-
A REVOLTA DA CHIBATA
O movimento iniciou-se em 22 de novembro de 1910 no navio Minas Gerais. Os marinheiros rebelaram-se contra os maus tratos, comuns na marinha brasileira, em especial, o costume de chicotear os marinheiros considerados faltosos.
Apesar de ocorrer contra os castigos determinados ao marinheiro Marcelino Menezes, a revolta já vinha sendo preparada há meses, e os marinheiros estavam bem organizados, dominando com rapidez outras embarcações.
Apontando os canhões para a cidade do Rio de Janeiro, os marinheiros exigiam o fim dos castigos corporais e a melhoria na alimentação, e o governo de Hermes da Fonseca, foi obrigado a atender às reivindicações e a conceder anistia aos líderes do movimento.
Apesar de eliminada a chibata, os líderes acabaram presos e muitos morreram torturados. O principal líder, o marinheiro João Candido, conhecido como "Almirante Negro" acabou sendo absolvido em 1912.
-
A Revolta da Vaciana deve ser entendida no contexto das reformas urbanas efetuadas na cidade do Rio de Janeiro durante a presidência de Rodrigues Alves. Para a realização da urbanização, vastos contingentes da população foram expulsos de suas habitações para dar passagem “ao progresso". Derrubaram-se cortiços e construiu-se um cenário para a elite, com estilo eclético europeu à moda da época.
Nesse ambiente, iniciou-se o saneamento da cidade, planejado e executado pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz. Era necessário combater a peste bubônica, a malária e a varíola, males endêmicos que afligiam os habitantes da cidade e faziam má fama da capital brasileira no exterior. Aprovou-se, em outubro de 1904, uma lei que instituiu a vacinação obrigatória. Foi o estopim para uma revolta popular. Ignorante quanto aos efeitos da vacina, com uma moral que rejeitava a exposição de partes do corpo (por exemplo, os ombros das senhoras) aos agentes sanitários do governo, insuflada pelos últimos remanescentes de uma oposição jacobina e positivista, mas, principalmente, humilhada por um poder público autoritário e violento, a população do Rio de Janeiro revoltou-se.
A resposta correta é a letra A.
-
Revolução Federalista -Rio de Janeiro
Canudos-Bahia
Contestado-Paraná
Revolta da Armada-Rio de Janeiro
-
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares).
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A
-
Revolta da Vacina – Rio de Janeiro
Revolução Federalista – Rio grande do Sul
Canudos – Bahia
Contestado – Paraná
Revolta da Armada – Rio de Janeiro
RESPOSTA: A
-
A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolta-da-vacina/#:~:text=A%20Revolta%20da%20Vacina%20foi,Janeiro%2C%20em%20novembro%20de%201904.
___________________________________________
A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos.
Fonte: https://www.infoescola.com/historia/revolucao-federalista/
___________________________________________
A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do Estado da Bahia, no Brasil.
Fonte: https://www.sohistoria.com.br/ef2/canudos/#:~:text=A%20chamada%20Guerra%20de%20Canudos,estado%20da%20Bahia%2C%20no%20Brasil.
___________________________________________
A Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/guerra-do-contestado/#:~:text=A%20Guerra%20do%20Contestado%20(1912,recebe%20o%20nome%20de%20contestado.
___________________________________________
A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha brasileira contra os dois primeiros governos republicanos, que estavam tomando feições de uma ditadura militar. A revolta desenvolveu-se em dois momentos; uma no governo de Deodoro da Fonseca e outra no governo que se seguiu, de Floriano Peixoto.
Local: Rio de Janeiro
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Armada
___________________________________________
-
Rodrigues Alves (1902/1906).
Revolta da vacina- 1904- Prefeito Pereira Passas e o médico Oswaldo Cruz promovem a vacinação obrigatória, o que gerou a revolta da vacina em 1904.
- Eles queriam melhorar o saneamento básico no Rio de Janeiro para combater a varíola, febre amarela.
- Pretendia estimular a imigração de capitais estrangeiros, modernizar a capital e dar fim às pandemias.
- Foi imposta, a população não foi informada e ,além disso, foi uma urbanização autoritária (quase gerou a deposição do governo Rodrigues Alves).
-
GABARITO - LETRA A
Revolta da Vacina – Rio de Janeiro.
-
GABARITO - A
Revolta da Vacina – Rio de Janeiro
Revolução Federalista – Rio grande do Sul
Canudos – Bahia
Contestado – Paraná
Revolta da Armada – Rio de Janeiro
-
BIZU / República Velha ( RV ) traz Revolta da Vacina ( RV ) que foi no Rio de janeiro
-
Principais revoltas e contestações da República Velha:
Durante a República da Espada:
- 1º e 2º Revolta armada - RJ
- Revolução Federalista - Rio Grande do Sul
Durante a República do Café com Leite
- Guerra de Canudos - Bahia(arraial de canudos)
- Revolta da Vacina - Rio de Janeiro
- Revolta da Chibata - Rio de Janeiro
- Revolta de Juazeiro - Juazeiro do Norte-Ceará
- Guerra do Contestado - Paraná e Santa Catarina(região do contestado)
- Movimento Operário - São Paulo
- Semana de Arte Moderna - Teatro municipal de São Paulo
- Tenentismo - RJ, MG, RS, SP, PR, Manaus e boa parte do nordeste.
- Cangaço - Nordeste