SóProvas


ID
1911343
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Spyware é um software que tem como objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, mas, se utilizado de forma mal-intencionada, pode ser considerado um vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • ANTONIO (2013, 5ª EDIÇÃO): Spyware e Adware
    Um spyware é um termo que descreve uma grande gama de programas que monitoram os hábitos de acesso e navegação dos usuários. Um spyware não é necessariamente um programa implantado “ilegalmente”.
    Algumas empresas usam spywares nos micros dos seus funcionários (isso deve estar previsto, óbvio, nos termos assinados pelos dois no momento do contrato) para saber exatamente o que os funcionários andam fazendo nos micros da empresa.
    Normalmente, quando instalado de forma ilegítima, um spyware está associado a uma série de ações que podem ser realizadas em um micro sem a autorização do usuário, como: o monitoramento e armazenamento dos URLs (endereços digitados nos navegadores) acessados por aquele usuário; a instalação de keyloggers e screenloggers naquela máquina para a captura de tudo que o usuário digita ou clica; monitoramento e captura de informações inseridas em outros programas (não só no navegador), como programas de texto e planilhas; entre outras.
    Spywares transformam seu micro em uma “casa do Big Brother”, ou seja, dá pra ver tudo que você faz no seu micro se um spyware for instalado nele.

  • Afirmar que um Spyware pode ser considerado um vírus...isso levanta controvérsias

    mas vamos em frente

  • Poxa, errei porque nunca consideraria Spyware um vírus. 

  • Acredito que, se fosse o Cespe, o gabarito seria E.

     

    Mas, mesmo assim, já vi questões do Cespe também com erro semelhante, na comparação equivocada entre vírus e outros malwares.

  • Spyware: Spyware é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

     

    Victor Dalton

  • Creio que a Malícia da questão está em falar sobre uma exceção (mudar a função do Spyware):

     

    Regra: Sypware não é vírus (pois não tem função de prejudicar).

    Agora, se for usado de forma mal intencionada, para prejudicar (exceção a regra) se encaixará no conceito de Vírus.

  • A pegadinha da questão é dizer que PODE SER CONSIDERADA...

  • GABARITO: CERTO

    Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário. Mas caso seja utilizado de forma mal intencionada pode sim ser considerado um vírus.

  • Tradução de Spy: ESPIÃO

  • Certo!

    SPYWARES: programa espião, envia dados a terceiros e monitora as informações.