SóProvas


ID
1912021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

     

    “O Linux é um sistema operacional desenvolvido com base no UNIX. Foi criado inicialmente (em 1991) pelo estudante finlandês Linus Torvalds e hoje é uma sensação no mundo da informática. O Linux foi desenvolvido para dar suporte a qualquer tipo de computador, não importa se é apenas um computador pessoal ou um servidor no centro nervoso de uma empresa multinacional.

     

    O Linux é um software livre: isso quer dizer que ele respeita (e, a rigor, sempre respeitará, em suas futuras versões) as quatro “liberdades” dos usuários, permitindo que eles USEM o software, COPIEM-NO e distribuam-no para quantos usuários quiserem, ESTUDEM-NO e até MODIFIQUEM-NO, criando novos e melhorados softwares com base nele” (grifei e negritei).

     

    CARVALHO, João Antônio. Informática para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.

    Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

     

    Segundo a Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Em outras palavras, o Software é considerado livre quando atende a esses quatro tipos de liberdades definidas pela fundação.

     

    Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

     

     

     

     

     

  • Existem limites..

    A Free Software Foundation considera um software como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários:

    Liberdade 1: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;

    Liberdade 2: A liberdade de estudar o software;

    Liberdade 3: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

    Liberdade 4: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Para que as quatro liberdades sejam satisfeitas é necessário que o programa seja distribuído juntamente com o seu código-fonte e que não sejam colocadas restrições para que os usuários alterem e redistribuam esse código.

  • Questão deveria ser anulada, o item C não poderia ser correto.

    Uma Distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel (núcleo) do sistema operacional.
    O Linux, na realidade, é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Isto significa que todas as distribuições usam o mesmo kernel, mas podem acoplar diversos aplicativos de acordo com o objetivo do seu mantenedor.
    O Linux é um sistema operacional "Unix-like", ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (multi-tarefa e multiusuário).
    Uma distribuição Linux pode ser comercial ou não comercial. No primeiro caso, o usuário paga pelo sistema e recebe suporte técnico. No segundo caso, não há qualquer cobrança pelo uso do sistema, basta o usuário fazer o download na Internet. Como não há suporte técnico, o usuário deverá tentar resolver os problemas que ocorrerem através das listas de discussão da correspondente distribuição.

  • hey Eliel, tem muita "guria" Linux que sai muito melhor que uma Windows! heheh

  • Questão deveria ser anulada. C é falsa tbm. Tudo bem dizer q o Linux é gratuito mas existem distribuições pagas (Ex. RedHat) .
  • O Linux e suas distribuições são softwares de código aberto que podem ser usados, copiados e redistribuídos. Porém, existem restrições, por exemplo: copyleft ou livre direito de cópia é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, que é uma restrição na hora de redistribuir pois exige que o código continue aberto, ou seja, exige restrição na rebistribuição. 

  • Software livre não é sinônimo de software gratuito, Linux trata-se de um sistema operacional de código aberto, para o bem da computação, ou seja, os professores desenvolviam softwares para os diversos periféricos: mose, teclado....cada professor poderia dar sua contribuição sem cobrar,  Em princípio era um software criado para o bem da computação, sem o interesse de empresas, por isso chamado de software livre, isto é aberto, criado para as pessoas, sendo um programa de código aberto (open source) .  

    No Brasil utilizáva-mos o XP com obrigação de pagar licensa à Microssoft, porém a customização do software "gratuito" custou aos cofres públicos o valor aproximado de 53 anos de licensa da Microsoft e colocado como site oficial.

  • O segredo é procurar a menos errada, pois às vezes está tudo errado, assim ter o bom senso é essencial.

     

    Bom senso é um conceito usado na argumentação que está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências, e, assim, poder fazer bons julgamentos e escolhas.

  • Para mim estão todas erradas, pois o Linux sofre sim restrições de acordo com a cláusula do COPYLEFT dentro do GPL/GNU, que diz que NÃO SE PODE FECHAR O CÓDIGO FONTE, se não ao invés de ser um um software LIVRE, se torna PROPRIETÁRIO. Mas no caso dessa questão, devemos procurar a menos errada. 

  • Letra C.

     

    a) O Linux é um software que equivale ao pacote de ferramentas Microsoft Office no ambiente Windows, as quais são usadas para a edição de documentos, apresentações e planilhas. - O linux equivale ao ambiente Windows, os dois são Sistemas Operacionais. Microsoft Office e Libre Office se equivalem, pois são Softwares Aplicativos

     b) Os programas próprios para o sistema Linux do pacote de produtos BROffice não funcionam no ambiente Windows. - Funcionam perfeitamente.

     c) O Linux e suas distribuições são softwares de código aberto que podem ser usados, copiados e redistribuídos sem restrições. - Certa.

     d) Para fins de segurança e também para evitar o uso de programas não autorizados, não é possível instalar o Windows em uma máquina na qual o Linux esteja instalado. - Pode ocorrer sim, é só fazer o particionamento do HD.

     e) Por ser um sistema operacional muito rápido, o Linux funciona somente em máquinas que utilizem processadores Intel ou Pentium. - Pode ser usado em qualquer computador com qualquer tipo de processador.

  • Na verdade a resposta certa deveria ser a b). A "c" está errada pois existem sim restrições. E os softwares próprios para o Linux do pacote BrOffice não odam no Windows não. Os que rodam no windows são prórios para Windows, é preciso baixar outra versão. O BrOffice é multiplataforma e nao híbrido.

  • o item c fala "podem".. então ,parceiro, não está passível de anulação! 

  • o item c fala "podem".. então ,parceiro, não está passível de anulação! 

  • Sem restrições!!! O copy left seria uma restrição....

  • Com certeza esse gabarito tá errado,  deve rolar um monte de recurso ...

  • Acertei por eliminação,  mas tá  estranho mesmo.

  • Por mais que vc jamais tenha pego em um material de informática, a letra E vc já elimina de cara, se o app é rápido não faz muito sentido falar que só roda em processadores da arca de Noé! 

  • Existem dezenas de distros do linux que são tão abertas como a alternativa C afirma... Cespe cespando... 

  • Companheiros,

    As bancas não estão nem ai para recursos.

    Respondam sempre a menos errada e não contem com recursos para serem aprovados. Quem ditam as regras são os examiadores, infelizmente. Se a banca disser que 2+2=6, morreu! Em todas as provas de todos os concursos deparamo-nos com questões absurdas, totalmente anuláveis e poucas são as vezes que as são.

    Ta passando da hora de acionarmos o MP para apurar essas arbitrariedades e juntos lutarmos pela elaboração e aprovação de uma "lei dos concursos", em defesa da classe concursseira.

    Quem topa iniciar um grande manifesto? (tô sonhando, acorda Cleyton, vai estudar! kkk) 

  • Discordo do Gabarito. A Letra B é a menos errada!

    Os programas PRÓPRIOS para o sistema Linux do pacote de produtos BROffice de fato não funcionarão no ambiente Windows, se duvida, compre esse produto para Línux e tente instalar no seu Windows. O que existe é uma VERSÃO específica para cada um dos sistemas operacionais.

    E a letra C força de mais a barra quando afirma que não há restrições para cópias e redistribuições. Software livre NÃO se confunde com Software grátis. Existem Copy rights em diversos produtos Linux que impedem sua comercialização e redistribuição! - pacote distro da RedHat é um dos muitos exemplos que poderia citar -. 

    Absurdo o gabarito!

     

     

  • O GNU/LINUX é ums sistema operacional com múltiplas distribuições. É multiusuário e multitarefa. Além do mais, qualquer cidadão, empresa ou organização pode modificar o seu conteúdo, por ser um sistema operacional de código aberto. Pode ser instalado em qualquer computador compatíve com a arquitetura x86 ou x64, claro, devendo o usuário instalar a versão do Linux compatível com a arquitetura de hardware da máquina.

     

    FOCOFORÇAFÉ@##

  • Com essa questão eu aprendi:

    1º - Um software compilado para rodar no Linux pode ser instalado no Windows.

    2º - Que o Linux é um software.

     

    Um sistema operacional não é um mero software.

  • Alguém sabe o motivo da anulação?!

  • Realmente seria interessante saber o motivo da anulação, pois em uma questão de 2013 da própria banca Cespe, uma questão semelhante foi dada como CORRETA.

     

    Q327871 - Noções de Informática - Sistema Operacional e Software - Linux 
    Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: IBAMA - Prova: Analista Administrativo

     

    A respeito dos conceitos fundamentais de informática, julgue os itens a seguir. O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. 

     

    CERTO        ERRADO

     

    GABARITO: CERTO    

  • A B é correta, deve ser por isso a anulação...

    Quando você vai no site baixar o BRoffice, tem que escolher o sistema operacional.

     

    https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

     

    Se baixar no sistema operacional errado, não irá funcionar, como diz na letra B.

  • Certamente a banca deu a letra C como gabarito pois é a que tem erro menos gritante, mas pecou quando chamou o Linux de PROGRAMA, o correto seria chamar de SISTEMA OPERACIONAL.


    Assinale a opção correta acerca do sistema operacional Linux.


    AO Linux é um software que equivale ao pacote de ferramentas Microsoft Office no ambiente Windows, as quais são usadas para a edição de documentos, apresentações e planilhas. (Completamente errada, nem cabe comentário).


    B Os programas próprios para o sistema Linux do pacote de produtos BROffice não funcionam no ambiente Windows. (O BROffice funciona tando no Windows quanto no Linux).


    C O Linux e suas distribuições são softwares de código aberto que podem ser usados, copiados e redistribuídos sem restrições. (O Linux é um sistema Poderoso Operacional e não apenas um Software).


    D Para fins de segurança e também para evitar o uso de programas não autorizados, não é possível instalar o Windows em uma máquina na qual o Linux esteja instalado. (É possivel usar um computador com multi boot e ter Linux e Windows no mesmo computador). (Para fins de segurança e também para evitar o uso de programas não autorizados) (isso não é uma medida de segurança e sim uma opção de usar varios sistemas operacionais em um computador).


    E Por ser um sistema operacional muito rápido, o Linux funciona somente em máquinas que utilizem processadores Intel ou Pentium. (Errado ao afirmar que somente funciona com processadores INTEL, o Linux também funciona com os populares processadores AMD por exemplo).



    Bom estudos Pessoal!!!




  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K