SóProvas


ID
1912657
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O alcoolismo corresponde a uma fuga em direção a uma decadência mais rápida e a um destino mental e somático particularmente grave, em razão da utilização rápida do dinheiro, que não permite mais assegurar uma alimentação conveniente. A segunda saída é representada pela emergência de atos de violência 'antissocial', em geral desesperados e individuais. A terceira saída é a loucura, com todas as formas de descompensação psicóticas, caracteriais e depressivas. Enfim, sem poder usar dessas diferentes 'portas de saída', o risco é a morte. 29 “

Fonte: DEJOURS, C. estudo de psicopatologia do A loucura do trabalho: trabalho. São Paulo: Cortez, 1992. p. 34-35


Considerando o texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    d) certa? nao entendi - alguém ajuda?

     

  • Estou achando essa prova da UFSM bastante questionável. Várias questões com respostas estranhas...

  • Não faz o menor sentido ser a letra b.

    A resposta certa é letra "e", considerando tanto o trecho específico reproduzido quanto as colocações gerais de Dejours sobre o alcoolismo e demais drogadições serem "resposta" (no caso do alcoolismo, resposta "epidêmica") ao sofrimento no trabalho.

    O trecho abaixo, de um artigo justamente baseado em Dejours para avaliar o uso de substâncias psicoativas como consequência de condições de trabalhos geradoras de sofrimento, mostra que a resposta é letra "e" (http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n4/v11n4a13):

    "Os ritmos e as complexidades que o trabalho alcançou
    neste mundo moderno por si só constituem um alto risco
    quanto ao uso de substâncias psicoativas. Tanto a falha no trabalho
    como as demandas que isto impõe quando o trabalhador é
    comprometido criam condições favorecedoras para o suposto mundo
    irreal de bem-estar, de tranqüilidade ou de poder que oferecem as
    drogas socialmente aceitas, como álcool, os tranqüilizantes e o
    tabaco, o que torna o fator mais nocivo e perigoso para a saúde, ao
    qual a sociedade moderna deve enfrentar."

  • Vergonha de carater positivo? Alguém explica?

  • Galera, salvo engano, colarei aqui alguns trechos do livro "A loucura do trabalho" que podem justificar a escolha da assertiva B como a correta.

     

    "Além da doença, como nós vimos, a ideologia da vergonha consiste em manter à distância o risco de afastamento do corpo ao trabalho e, consequentemente, à miséria, à subalimentação e à morte". (p.34).

     

    "...o que caracteriza uma ideologia defensiva é o fato de ela ser dirigida não contra uma angústia proveniente de conflitos intra-psíquicos de natureza mental, e sim ser destinada a lutar contra um perigo e um risco reais". (p. 36).

     

    Por fim: "O esforço material e econômico fornecido pelas famílias do subproletariado para sobreviver seria incompreensível se ele não fosse 
    sustentado por um sistema mental muito sólido. Este sistema funciona porque é coletivamente elaborado e alimentado. Tal é a positividade da ideologia da vergonha". (p. 35).

     

    Ou seja, trata-se de uma "estratégia de enfrentamento". Seu caráter positivo decorre do afastamento da probabilidade do organismo sucumbir à doença e por ser reforçado, recompensado ou alimentado pelo coletivo.

  • Eu errei a questão, mas como apresentado pelo colega Marco, que trouxe a referência pedida pela banca na questão, infelizmente tem fundamento.