SóProvas


ID
1914376
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

      Nada é neutro. Nada é imparcial. Nada é objetivo. Tudo é moldado, apresentado, representado, reapresentado, simbolizado, significado, assinado, construído pelo orador, fotógrafo, escritor, com um propósito definido. Nenhum texto é um mero e inocente subproduto da ação, como Jenkinson afirmava; ao contrário, trata-se de um produto conscientemente construído, embora essa consciência possa estar tão transformada em padrões semiconscientes ou até inconscientes de comportamento social, processo de organização e apresentação de informação, que a conexão com a realidade externa e as relações de poder ficam muito escondidas.

                                                                                                  (Terry Cook)

Os argumentos utilizados pelo autor contrariam um dos postulados clássicos da área, qual seja, o de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: Já cobrado em outras provas: (UFRJ/2004 – NCE/UFRJ) Alguns paradigmas da área arquivística permanecem ao longo dos anos, pois, mesmo refutados em princípio, são corroborados mais adiante, garantindo consistência da área. Nessa perspectiva, “a relação entre a individualidade do documento e o conjunto no qual ele se situa geneticamente” é um axioma arquivístico que se traduz como:
    a) integralidade;
    b) viabilidade;
    c) organicidade;
    d) simultaneidade;
    e) funcionalidade.
    Resposta: C
    Um documento quando nasce, quando é produzido, já se pensa em colocá-lo junto a outros documentos – conjunto (levando-se em consideração os fins de sua criação, a sua origem, a sua proveniência). Um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico).

     

    (VALENTINI, 3ª EDIÇÃO)

  • Nada é neutro. Nada é imparcial. Nada é objetivo. Tudo é moldado, apresentado, representado, reapresentado, simbolizado, significado, assinado, construído pelo orador, fotógrafo, escritor, com um propósito definido. Nenhum texto é um mero e inocente subproduto da ação, como Jenkinson afirmava; ao contrário, trata-se de um produto conscientemente construído, embora essa consciência possa estar tão transformada em padrões semiconscientes ou até inconscientes de comportamento social, processo de organização e apresentação de informação, que a conexão com a realidade externa e as relações de poder ficam muito escondidas.

     

    PERGUNTA: ''Os argumentos utilizados pelo autor contrariam um dos postulados clássicos da área, qual seja, o de que ..."

     

    RESPOSTA:  b)  os documentos de arquivo são naturalmente produzidos ao longo das atividades de instituições e pessoas.

     

    _Ou seja, vê-se claramente que o argumento grifado do texto, CONTRARIA a afirmação grifada na resposta.