SóProvas


ID
1914403
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A constituição dos acervos das bibliotecas e dos museus envolve, quase sempre, mecanismos de compra, doação ou permuta. No caso dos arquivos institucionais, em que os documentos são acumulados em razão das atividades da entidade produtora, os mecanismos de constituição dos acervos consistem, basicamente, em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:  5. Transferência e recolhimento
    • quando um documento passa do arquivo corrente para o interme­diário, dizemos que houve uma transferência de documentos.
    • quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.
    Observações:
    a) em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;
    b) um documento de valor permanente pode voltar a ser corrente. Por exemplo, um processo “engavetado” há muito tempo pode ser desarquivado (certo assunto nele registrado volta a ser objeto de debate, após anos de esquecimento), tornando-se novamente muito consultado pela administração por algum período.
    Não se esqueça: As pessoas de mais idade ainda têm o costume de dizer, ao ir dormir: “vou me recolher”, pois as suas atividades naquele dia já se encerraram.

     (VALENTINI, 3ª EDIÇÃO)

  • As formas de entrada do material na biblioteca e no museu são, em geral, a compra, a doação ou a permuta.
    O arquivo, porém, recebe os documentos através de passagem natural, dentro do esquema das três idades do documento: da produção à tramitação, desta ao arquivo corrente, deste, por transferência, ao intermediário e daí, por recolhimento, ao permanente.

    Fonte: Arquivos permanentes: tratamento documental - Heloísa Liberalli Bellotto

    gabarito: LETRA C