Letra (b)
São os contratos de compra que preveem a aquisição de bens móveis pela Administração, tais como materiais ou produtos de qual- quer natureza. Identificam-se aos contratos de compra regidos pelo direito privado. As aquisições devem ser licitadas, salvo se o valor au- torizar a dispensa de licitação. A aquisição — ou contrato de fornecimento — pode ser de três modalidades: integral, parcelada ou fornecimento contínuo.
Na primeira hipótese o contrato exaure-se com a entrega da coisa adquirida. Na segunda, apenas com a entrega final, e na terceira, como a entrega é sucessiva, nas datas prefixadas.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2786469/direito-administrativo-parte-ii---marcio-fernando-elias-rosa/19
Questão exige do candidato conhecimento sobre o Contrato de Fornecimento.
Alternativa “A” incorreta. Um contrato de fornecimento almeja a aquisição de bens móveis pela Administração, como materiais ou produtos de qualquer natureza.
Alternativa “B” correta. São contratos de compra que preveem a aquisição de bens móveis pela Administração, como materiais ou produtos de qualquer natureza. Sobre contratos de fornecimento, José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 218), pontua que “Exemplo é o contrato de fornecimento contínuo, como o caso da entrega diária de refeições para certo hospital. A obrigação do contratado, de natureza contínua, há que se extinguir em determinado momento, e este é o termo final do prazo ajustado. Trata-se também de extinção de pleno direito”.
Alternativa “C” incorreta. Essa afirmação não se amolda ao fim destinado aos Contratos de Fornecimento.
Alternativa “D” incorreta. O objeto nuclear dos Contratos de fornecimento não é uma “prestação”, mas um fornecimento, como por exemplo, a compra de instrumentos cirúrgicos.
Alternativa “E” incorreta. Conforme explanado, a alternativa “B” configura o gabarito da questão.
GABARITO: B.
Referência:
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 218.