SóProvas


ID
1916743
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma empresa necessita inspecionar peças soldadas, de protótipos experimentais, que chegam de um fornecedor. Uma das necessidades é medir a dureza das peças em diversos pontos. Como as peças possuem tanto durezas altas como baixas, tanto em regiões de espessuras pequenas como grandes, há preocupação em se estabelecer um plano de inspeção que indique os procedimentos corretos em cada região a ser medida. É correto afirmar que, nas regiões duras de pequenas espessuras, poderá ser recomendado o ensaio de dureza

Alternativas
Comentários
  • Como a ocasião exige ensaio em regiões com grande amplitude de dureza e de espessura, o ensaio Vickers é o mais indicado por sua versatilidade no que tange a sua escala contínua de dureza.

  • a) O Ensaio Brinell não é adequado para pequenas espessuras de dureza.
    b) No Ensaio Rockwell C a carga aplicada é de 150 kgf, utilizando-se do penetrador de cônico de 120° de Diamante. Aplicado em aço, fofo duro, fofo maleável, perlítico, titânio, aço endurecido e outros metais mais duros que HRb=100. Ou seja, para materiais muito duros. 
    c) O penetrador do Ensaio Vickers é uma pirâmide de base quadrada com angulação de 136° feito de diamante.
    d) O Ensaio Rockwell A é feito com carga de 100 kgf, utilizando-se do penetrador esferoidal de diâmetro de 1,59mm. Utilizado para materiais de baixa dureza, como ligas de cobre, aços moles, ligas de alumínio, ferro maleável, etc.
    e) O Ensaio vickers tem como grande vantagem a sua aplicação para toda a gama de durezas encontradas nos diversos materiais e ser aplicavel em qualquer espessura de material, podendo, portanto, medir durezas superficiais.

  • A) Ensaio Brinell: A carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos.

    C) O mesmo penetrador pode ser usado nos ensaios de diversos materiais, independente de dureza.

  • Existem 3 vantagens (entre várias) que permitem que a escala Vickers seja a escolhida para o caso da questão: escala contínua, deformação nula do penetrador (a dureza independe da carga utilizada) e aplicação pra toda gama de durezas encontradas nos diversos materiais. Fonte: Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos- Sérgio Augusto de Souza.