GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
LM infinitamente elástica equivale à armadilha da liquidez, hipótese na qual a política fiscal é muito eficaz. Isso nos deixa com as alternativas “d” e “e”, contudo, estamos buscando uma política fiscal expansionista, posto que o objetivo é aumentar a renda de equilíbrio.
===
O objetivo de uma política fiscal expansionista é aumentar a renda/produto agregado (a) via aumento dos gastos públicos (↑G). Contudo, isso tende a elevar a demanda por moeda, o que por sua vez aumenta a taxa de juros. Com juros maiores, as empresas tendem a diminuir seus gastos (↓I), posto que fica mais caro captar dinheiro e mais interessante aplicar o dinheiro em títulos. Por fim, há queda na renda/produto agregado (a), por causa da queda nos gastos das empresas.
===
PRA AJUDAR:
(2018/INSTITUTO AOCP/UFOB/Economista) A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir.
As curvas IS e LM são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de câmbio e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados de bens e serviços e cambial, respectivamente. (ERRADO)
- A questão troca “taxa de juros” por “taxa de câmbio”, e “monetário” por “cambial”. Também a relação entre as variáveis, curvas e mercados também está invertida. Estaria correto se escrito desta forma:
- CORRIGINDO A QUESTÃO:
- As curvas LM e IS são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de juros e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados monetário e de bens e serviços, respectivamente.
- Como o modelo supõe ausência de inflação, não é preciso especificar renda real ou nominal, que serão a mesma coisa. Mas se apenas falasse em renda real, a questão não estaria errada.