SóProvas


ID
191683
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se a função LM for infinitamente elástica em relação à taxa de juros e a economia apresentar taxa de desemprego acima da taxa natural, uma medida de política econômica recomendada para aumentar a renda de equilíbrio é:

Alternativas
Comentários
  • Para aumentar a renda de equilíbrio eu tenho que deslocar a curva IS para a direita. Dentre as opções, a unica que faz isso é a letra D. Lembrando que pro conta de LM está totalmente na horizontal ( totalmente elástiaca ), nenhuma medida em LM surtirá efeito.
  • O caso da LM infinitamente elástica é aquele em que apenas a política fiscal é eficaz (para ver isso, desenhe a curva LM na horizontal e a IS normal. Faça deslocamento da curva LM para cima e para baixo: o produto não muda. Agora, faça deslocamento da curva IS para a direita e para a esquerda: o produto aumenta e reduz bastante).
    a) aumento da oferta monetária.
    FALSA. Esse aumento diz respeito a alterações na LM. Sendo horizontal a LM, política ineficaz.
    b) redução da taxa de juros da economia.
    FALSA. Esse aumento diz respeito a alterações na LM. Sendo horizontal a LM, política ineficaz.
    c) valorização da taxa de câmbio.
    FALSA. Esse aumento diz respeito a alterações na IS. Entretanto, o câmbio valorizado estimula a importação (M) e desestimula a exportação (X). Mais importação e menos exportação reduzem o produto nacional (Y). Para ver isso, basta lembrar que Y = C+I+G+(X-M). Assim, o câmbio valorizado desloca a curva IS para a ESQUERDA, tendo efeitos recessivos. Como a questão cita que a taxa de desemprego está acima da taxa natural, concluímos que essa política só ia agravar o quadro.
    d) redução da tributação.
    VERDADEIRA. Esse aumento diz respeito a alterações na IS. Essa política desloca a curva IS para a DIREITA. Menos tributação faz com que os agentes tenham mais dinheiro sobrando para consumir, poupar, investir. Com mais consumo, poupança e investimento, as empresas ficam motivadas a produzir mais e a investir na produção e contratação de pessoal. Consequentemente, essa política tenderia a reduzir a taxa de desemprego.
    e) diminuição dos gastos do governo.
    FALSA. Esse aumento diz respeito a alterações na IS. Entretanto, quando o Governo gasta menos, ele desloca a curva IS para a ESQUERDA, tendo efeitos recessivos. Como a questão cita que a taxa de desemprego está acima da taxa natural, concluímos que essa política só ia agravar o quadro.
  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    LM infinitamente elástica equivale à armadilha da liquidez, hipótese na qual a política fiscal é muito eficaz. Isso nos deixa com as alternativas “d” e “e”, contudo, estamos buscando uma política fiscal expansionista, posto que o objetivo é aumentar a renda de equilíbrio.

    ===

    O objetivo de uma política fiscal expansionista é aumentar a renda/produto agregado (a) via aumento dos gastos públicos (↑G). Contudo, isso tende a elevar a demanda por moeda, o que por sua vez aumenta a taxa de juros. Com juros maiores, as empresas tendem a diminuir seus gastos (↓I), posto que fica mais caro captar dinheiro e mais interessante aplicar o dinheiro em títulos. Por fim, há queda na renda/produto agregado (a), por causa da queda nos gastos das empresas. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (2018/INSTITUTO AOCP/UFOB/Economista) A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir. 

    As curvas IS e LM são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de câmbio e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados de bens e serviços e cambial, respectivamente. (ERRADO)

    • A questão troca “taxa de juros” por “taxa de câmbio”, e “monetário” por “cambial”. Também a relação entre as variáveis, curvas e mercados também está invertida. Estaria correto se escrito desta forma: 
    • CORRIGINDO A QUESTÃO:
    • As curvas LM e IS são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de juros e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados monetário e de bens e serviços, respectivamente.
    • Como o modelo supõe ausência de inflação, não é preciso especificar renda real ou nominal, que serão a mesma coisa. Mas se apenas falasse em renda real, a questão não estaria errada.