SóProvas


ID
191782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para superar as dificuldades encontradas na execução do levantamento de requisitos de sistemas, uma empresa estuda as vantagens e as desvantagens de diferentes técnicas. Qual a técnica de levantamento de requisitos, baseada na observação, em que o analista se insere no ambiente de trabalho no qual o sistema será utilizado, para compreender a política organizacional e a cultura de trabalho, com o objetivo de familiarizar-se com o negócio e sua história?

Alternativas
Comentários
  • Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas atividades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
  • Etnografia

    A etnografia é uma técnica de observação que pode ser utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais, ou seja, entender a política organizacional bem como a cultura de trabalho com objetivo de familiarizar-se com o sistema e sua história. Os cientistas sociais e antropólogos usam técnicas de observação para desenvolver um entendimento completo e detalhado de culturas particulares.

    Nesta técnica, o analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado. O trabalho diário é observado e são anotadas as tarefas reais em que o sistema será utilizado. O principal objetivo da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletem os processos reais, em vez de os processos formais, onde as pessoas estão envolvidas.

    Etnografia é particularmente eficaz na descoberta de dois tipos de requisitos:

    1.      Os requisitos derivados da maneira como as pessoas realmente trabalham, em vez da maneira pelas quais as definições de processo dizem como elas deveriam trabalhar;

    2.      Os requisitos derivados da cooperação e conscientização das atividades de outras pessoas.
     
    Alguns itens importantes que devem ser executados antes, durante e depois do estudo de observação:

    ·         Antes, é necessário identificar as áreas de usuário a serem observadas; obter a aprovação das gerências apropriadas para executar as observações; obter os nomes e funções das pessoas chave que estão envolvidas no estudo de observação; e explicar a finalidade do estudo;

    ·         Durante, é necessário familiarizar-se com o local de trabalho que está sendo observado. Para isso é preciso observar os agrupamentos organizacionais atuais; as facilidades manuais e automatizadas; coletar amostras de documentos e procedimentos escritos que são usados em cada processo específico que está sendo observado; e acumular informações estatísticas a respeito das tarefas, como: freqüência que ocorrem, estimativas de volumes, tempo de duração para cada pessoa que está sendo observada. Além de observar as operações normais de negócios acima é importante observar as exceções;

    ·         Depois, é necessário documentar as descobertas resultantes das observações feitas. Para consolidar o resultado é preciso rever os resultados com as pessoas observadas e/ou com seus superiores.
     
    A análise de observação tem algumas desvantagens como, consumir bastante tempo e o analista ser induzido a erros em suas observações. Mas em geral a técnica de observação é muito útil e freqüentemente usada para complementar descobertas obtidas por outras técnicas.
  • Na técnica de etnografia, o analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado. O trabalho diário é observado e são anotadas as tarefas reais em que o sistema será utilizado. O principal objetivo da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletem os processos reais, em vez de os processos formais, onde as pessoas estão envolvidas.

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-2-tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151
  • d-

    Tecnicas de requisitos:

     

    1- Brainstorming: sem julgamentos ou análises,ambiente descontraído e informal, para novos produtos.

     

    2- JAD: cooperação, entendimento e trabalho em grupo 

     

    3- Análise de documentos quantitativos: formulários e relatorios

     

    4- Reunião: licitação de requisitos em grupo

     

    5- Prototipagem: para atrair aspectos críticos quando nao ha domínio mínimo da aplicação.

     

    6- Entrevista: conversa para extrair tópicos importantes.

     

    7- Questionários: questões subjetivas e objetivas.

     

    8- Observação: comportamento e o ambiente 

     

    9- Levantamento Orientado a Ponto de Vista: pontos de vista dos usuários, analisar as diferenças e similaridades

     

    10- Etnografia: para entender a organização, sua cultura e o objetivo 

     

    11- Caso de Uso: comportamento externo de um sistema descrevendo ações para produzir um resultado observável por um ator, através de interação entre um ator (usuário, outro sistema computacional ou um dispositivo) e um sistema.