Analisando item por item:
a) aumento do uso da memória RAM para consulta aos dados do cubo ( ERRADA. Se for a memoria do Servidor OLAP: NAO, pois no momento da consulta os dados já estarão agregados e por isso o servidor fará menos operacoes. Se for a memoria do cliente, também está ERRADO, pois o resultado da consulta será o mesmo para dados previamente agregados ou não.),
necessidade da existência de tabelas normalizadas no ambiente relacional de origem (ERRADA) e
a utilização somente de fatos numéricos (ERRADA).
b) aumento do tempo de processamento para formação do cubo (OK. Aumento do tempo de carga/formacao do cubo),
a rapidez na consulta de dados agregados (OK. Os dados já estão agregados, e por isso, as consultas serao mais rapidas) e
o aumento da utilização da área de armazenamento dedicada ao cubo (OK. O banco OLAP irá armazenar as informacoes já agregadas, aumentando o uso do espaco do BD porem ganhando com a reducao do tempo das consultas. A oura opçao seria nao armazenar os dados previamente agregados, economizando espaco em disco, porem estes calculos sao feitos em tempo de consulta, onerando o tempo de resposta).
c) necessidade da utilização de star schema para carga dos dados (ERRADA. Nao necessariamente.),
a rapidez no tempo de processamento para construção do cubo (ERRADA. vide explicacao item b) e
a maior fluidez nas operações de slice and dice ( Possivel, pq as consultas serao mais rapidas.)
d) rapidez na consulta a partir das operações de pivot ( Possivel, comos os dados já estao agregados, as consultas serao mais rapidas),
a eliminação da necessidade de cálculos no ambiente relacional ( ERRADA. Na verdade, a staging area utiliza banco relacional e, quando se opta por fazer carga a partir da staging area para um banco multidimensional (criar o cubo) com os valores já agregados, estes calculos sao feitos previamente no banco relacional ou durante o processo de carga) e
o aumento do tempo nas consultas com operações de drill up e drill down ( ERRADA, pois as consultas estarao mais rapidas).
e) diminuição da utilização da área de armazenamento do data warehouse (ERRADA, pois os dados armazenados já agregados ocuparao mais espaco em disco)
a eliminação de cálculo de dados no ambiente OLAP (OK. Já explicado) e
o aumento da acuidade de valores totais em níveis hierárquicos mais altos das dimensões do cubo (ERRADA. O calculo da agregacao antes da carga ou apos a carga deve ser o mesmo).
Nunca vi (não disse ouvi falar - realmente nunca vi) agregção aumentar o espaço de armazenamento. Ora, se a agregação dimunui o número de valores de uma dimensão, não faz sentido dizer que ela aumenta o tamanho do armazenamento.
Exemplo: Venda por Mês nos últimos 2 anos.
O sistema irá montar 24 linhas. 12 para cada ano.
A mesma análise agora agregada por Ano
O sistema irá montar 2 linhas. 1 para cada ano.
Só no sistema da CESGRANRIO, 2 linhas acupam mais espaços que 24.
As agregações realmente aumentam o tempo de processamento e o espaço necessário para armazenamento do cubo.
Pense que a agregação de um cubo* (6 dimensões) é o plano cartesiano (A x B x C x D x E x F). Daí, sim, é necessário mais processamento e mais armazenamento, porque o mecanismo OLAP guarda isso já calculado no storage, e não faz essa agregação a cada operação (Drill Down/Up, Pivot, Slice, etc).
Como a pergunta tem foco na agregação, então, é correta a letra B.
* Pode ser cubo/objeto de n dimensões/rotações...