SóProvas


ID
1919854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, referente aos gateways de aplicação.

Um gateway de aplicação utilizado para conectar sistemas de email diferentes altera os protocolos de comunicação conforme os sistemas envolvidos, sem alterar, a princípio, os dados do email enviado.

Alternativas
Comentários
  • Alguem comenta??

  • George acredito que seja o seguinte: o email é o payload da camada de aplicação, então ele deve ser transportado idependente do tipo de rede pelo gateway sem sofrer alteração mesmo se forem redes com protocolos/arquiteturas diferentes, já que essa é uma das atribuições dos gateways.

  • Vamos por partes, já dizia o Chico Picadinho...

    Um gateway de aplicação utilizado para conectar sistemas de email diferentes altera os protocolos de comunicação conforme os sistemas envolvidos -- estamos falando, aqui, dos protocolos de email da camada de aplicaçao, como SMTP, POP, IMAP, todos concordam? Essa parte ta certa. Gws de aplicaçaõ lidam justamente com essa divergência entre origem e destino.

    sem alterar, a princípio, os dados do email enviado -- esse "a principio", é o q mata, pois isso dá a entender q, em algum momento, ou de alguma forma, os dados do email enviados podem ser alterados(por exemplo, os dados do cabeçalho, como origem, destino, e até mesmo o conteudo do email, no q eu discordo)

    Porém, não é motivo para tornar a questao errada.

  • Pessoal, essa questão não tem nada a ver com protocolos de e-mail, mas sim com a funcionalidade de um proxy.

    O professor Almeida Junior, na sua aula sobre firewall, explica que um gateway é um equipamento utilizado para permitir a comunicação de duas redes com modelos de protocolos diferentes. Basicamente, ele é um intermediário que traduz os protocolos da rede A para protocolos da rede B e vice-versa. É como duas pessoas que falam línguas diferentes e precisam de um tradutor para se comunicarem. O proxy é um gateway de aplicação agindo entre duas redes, mas não necessariamente redes com protocolos distintos, porque, além de ser um tradutor de protocolos, ele também atua como um "procurador" da rede a qual está configurado, por isso é alocado de forma intermediária. Isso quer dizer que quando os hosts enviam solicitações para a Internet, assim que esses pacotes passam pelo proxy, é o IP desse equipamento que fica no cabeçalho do pacote, e não os IPs dos hosts.   

    Então, a questão menciona corretamente uma das funções do proxy. E o fato dela citar que a princípio os dados do e-mail enviado não são alterados, quer dizer que a mensagem não é modificada, mas pode haver mudanças no cabeçalho do pacote no momento da tradução.  

    Conhecimento bom é conhecimento compartilhado! Abraços!