SAÚDE
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no sábado
Saúde Pública
A meta é imunizar 49,8 milhões de pessoas; as vacinas protegerão de três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa neste sábado (30). O governo federal trabalha com a meta de imunizar 49,8 milhões de pessoas, conforme projeções anunciadas pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (27). O público-alvo da campanha envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros.
A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.
No sábado, 240 mil profissionais estarão em 65 mil postos de saúde para começar a aplicar a vacina aos grupos com maiores riscos de contrair a doença. São integrantes deste grupo pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses até menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
LETRA B
http://www.brasil.gov.br/saude/2016/04/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-no-sabado